Notícias

Deter 2013: os mapas do desmatamento na Amazônia

Com base nas informações fornecidas pelo INPE ,  é possível visualizar quais os municípios, unidades de conservação e terras indígenas foram mais desmatadas. Os dados foram incluídos na plataforma de mapas interativos de ((o))eco, InfoAmazonia.

Redação ((o))eco ·
11 de julho de 2013 · 11 anos atrás

Dados sobre o desmatamento na Amazônia brasileira referentes ao mês de maio confirmaram tendência de aumento na destruição da floresta. Houve um incremento de 470% no número de alertas do Sistema de Deteçção em Tempo Real (DETER) na comparação com o mesmo mês de 2012.

Com base nas informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ,  é possível visualizar quais os municípios, unidades de conservação e terras indígenas foram mais desmatadas. Os dados foram incluídos na plataforma de mapas interativos de ((o))eco, InfoAmazonia

O mapa abaixo mostra os pontos de alerta de desmatamento segundo o sistema de detecção em tempo real. Cada um deles mostra a informação referente ao município, a área desmatada (em hectares) e data de detecção (em formato ano/mes/dia)

O munícipio de Alto Boa Vista no Mato Grosso onde recentemente o governo federal realizou operação para retomada da Terra Indígena Xavante Maraiwatsede figura em primeiro lugar entre aqueles com maior número de alertas de desmatamento.

Mapa do desmatamento no município de Alto Boa Vista
Ative a camada de terras indígenas clicando no canto inferior esquerdo

A análise dos números do Deter por Unidades de Conservação indicam que a pressão ocorre em dois eixos de obras de infraestrutura. No entorno da rodavia BR-163, continua sendo afetada a Floresta Nacional do Jamanxin. E na região do rio Tapajós, onde se prevê a construção de pelo menos cinco usinas hidrelétricas, o desmatamento atinge a Área de Proteção Ambiental (APA) Tapajós.

Mapa de desmatamento na Floresta Nacional do Jamanxin

Leia mais
Paulo Barreto: Como combater o recente aumento do desmatamento
Quatro décadas de desmatamento
Arquivo ((o))eco de notícias sobre desmatamento

Veja também
InfoAmazonia, a plataforma de mapas interativos de ((o))eco

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.