Notícias

Amazônia na Santa Sé – Virgílio Viana é 1º brasileiro na Academia de Ciências Sociais do Vaticano

Engenheiro florestal e superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) tomou posse na sexta-feira (29). Ele vai aconselhar Papa Francisco em questões ambientais

Cristiane Prizibisczki ·
3 de maio de 2022 · 2 anos atrás

O pesquisador brasileiro Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), foi oficialmente integrado à equipe de especialistas de confiança do Papa Francisco responsáveis por aconselhar o Pontífice em questões sobre meio ambiente e mudanças climáticas. 

A cerimônia de posse na Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano aconteceu na última sexta-feira (29), na sede da Santa Sé. Viana, primeiro brasileiro a integrar a entidade, vai dividir espaço com outros 34 acadêmicos de diversos ramos da ciência, que somam 35 prêmios Nobel, como o químico alemão Paul Crutzen, Prêmio Nobel de Química. O anúncio de que o pesquisador iria compor a entidade havia sido feito em outubro passado.

A Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano foi criada em 1994 pelo Papa João Paulo II com o objetivo de discutir temas como economia, sociologia, direito, ciência política e, mais recentemente, meio ambiente e mudanças no clima, de forma a oferecer elementos à Igreja para o desenvolvimento de sua doutrina social.

Virgílio Viana é engenheiro florestal e PhD em Biologia pela Universidade de Harvard. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e, atualmente, é também presidente da Associação Paulista de Engenheiros Florestais (APAEF) e membro da Comissão The Lancet COVID-19.

“Para mim, a nomeação foi uma grande honra e ao mesmo tempo um senso de missão, compromisso e enorme responsabilidade de fazer aquilo que já vinha fazendo no campo do desenvolvimento sustentável, mas agora outra dimensão, uma vez que a Academia tem a função de prover apoio e inspiração ao Papa e de debater com a humanidade os grandes temas que nos afligem nos tempos atuais, como as mudanças no clima, a crise ecológica, e as migrações, de uma maneira interdisciplinar”, disse a ((o))eco.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
14 de fevereiro de 2019

O que é o Sínodo da Amazônia e porque o evento preocupa o governo Bolsonaro?

O governo teme que a reunião seja uma oportunidade para que bispos chamados “progressistas” critiquem a política ambiental do governo Bolsonaro em âmbito internacional

Colunas
12 de agosto de 2005

Igreja católica e meio ambiente

Para quem pensa que religiões baseadas na Bíblia pregam a dominação da natureza, vale conhecer o texto do Vaticano que comenta as relações do homem com o meio.

Reportagens
19 de junho de 2015

Papa entra na política do clima e cobra países ricos

Encíclica histórica sobre meio ambiente e limites ao consumo critica a falta de resultados efetivos nas conferências ambientais.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.