Notícias

Atropelamento de fauna passa a ser pauta urgente

Um projeto de lei que pretende reduzir as mortes de animais em estradas vai direto para o plenário e pode ser aprovado já na semana que vem.

Daniele Bragança ·
23 de março de 2016 · 8 anos atrás

O deputado Ricardo Izar (PP-SP) é o autor do projeto de lei que quer diiminuir os atropelamento de fauna no país. Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

O deputado Ricardo Izar (PP-SP) é o autor do projeto de lei que quer diminuir os atropelamento de fauna no país. Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados.

Foi aprovado o requerimento para passar o Projeto de Lei 466/2015 para o regime de urgência. Agora, a matéria que pretende reduzir os atropelamentos de fauna no país vai direto para o plenário da Câmara. Atualmente o projeto tramita na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e tem como relator o deputado Bruno Covas Júnior (PSDB/SP).

O projeto determina a criação de um cadastro nacional de acidentes com animais silvestres e uma fiscalização constante nas áreas de maior incidência desses problemas. Outra medida proposta é a criação de passagens aéreas ou subterrâneas para a fauna.

Segundo estimativas do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), todo ano são atropelados 475 milhões de animais vertebrados nas estradas do Brasil. Estes números inspiraram debates sobre o tema entre Angela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró Unidades de Conservação, Aldem Bourscheit, jornalista, e o professor Alex Bager, coordenador do CBEE. O deputado Ricardo Izar (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Animais, abraçou a ideia e apresentou a proposta final, que tramita desde fevereiro de 2015 na Câmara dos Deputados.

O projeto foi escrito com base em diretrizes abrangentes. As normas específicas serão acrescentadas na regulamentação da lei. A proposta já foi aprovada por unanimidade da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e agora está tramitando na Comissão de Meio Ambiente. A expectativa é que o projeto seja mandado para o plenário e votado já na semana que vem.

*Editado às 19h, 24/03/2016.
Leia Também

Projeto de lei quer reduzir atropelamento de animais

Atropelamento de fauna: desastre ambiental fácil de evitar

O pesquisador que quer salvar animais com um celular

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Análises
16 de setembro de 2013

O pesquisador que quer salvar animais com um celular

As estradas brasileiras matam não só gente como milhões de animais por ano. Pesquisas e uso de tecnologia podem ajudar a conter o problema.

Análises
1 de julho de 2014

Atropelamento de fauna: desastre ambiental fácil de evitar

A Ecologia de Rodovias dispõe de conhecimento sobre como gerir uma estrada, mitigando os efeitos sobre a fauna. Falta colocar em prática.

Reportagens
14 de maio de 2015

Projeto de lei quer reduzir atropelamento de animais

Estima-se que 475 milhões de animais vertebrados morram por ano nas estradas brasileiras. Nova legislação quer reduzir o problema.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Fábio Ferrão Videira diz:

    Olá, muito interessante.
    Nos últimos anos estou me dedicando a esse assunto, fato pelo qual providenciei três projetos para construção de passagem aérea para fauna arborícola, sendo que dois desses projetos já foram concluídos com sucesso.

    http://www.znnalinha.com.br/portal/index.php/arqu
    http://www.wikiparques.org/a-conservacao-comeca-n
    http://www.znnalinha.com.br/portalnovo/index.php/
    http://iflorestal.sp.gov.br/2014/10/16/passarela-

    Att,