Notícias

Presidente do Ibama compara órgão ambiental a manicômio: “cheio de maluco”

Segundo Eduardo Bim, tem muita gente louca e sem técnica no Direito Ambiental porque eles se sentem confortáveis na área, “inventando coisas”

Cristiane Prizibisczki ·
6 de maio de 2022 · 2 anos atrás

Em evento realizado em São Paulo em meados de abril, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Eduardo Bim, fez críticas ácidas aos funcionários do órgão, aos quais chamou de “loucos”.

“Meio ambiente nunca foi uma área tranquila. Pura militância. pura paixão, pouca técnica, fazem os maiores absurdos do mundo […]  Muita gente louca e os loucos gostam de direito ambiental porque eles se sentem confortáveis na área, inventando coisas”, disse.

Segundo Bim, as ações desses profissionais e a repercussão que elas têm na mídia, no entanto, não o preocupam.

“Tem gestor que se sente constrangido com reportagem de jornal etc. Eu não, eu sou um psicopata, não tô nem aí”.

Eduardo Bim ainda ironizou o fato de ter sido afastado por 90 dias no ano passado, em operação da Polícia Federal que investigava exportação ilegal de madeira. “Beleza, licença prêmio, 90 dias afastado, não tô nem aí”, disse.

E criticou uma decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou que a responsabilidade de recuperação do dano ambiental pela empresa poluidora não pode prescrever. “Puta loucura”, disse Bim.

As declarações foram feitas durante o lançamento do livro “Questões atuais do Direito Ambiental – Uma visão Prática”, do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (a partir de 4´46´´). De acordo com o Instituto, a “publicação busca desmistificar algumas questões do Direito Ambiental que têm sido tratadas de forma incorreta atualmente”. 

O evento foi realizado no dia 19 de abril, mas as falas só receberam atenção nesta sexta-feira (6), após alerta do Política por Inteiro no Twitter.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Reportagens
19 de maio de 2021

PF diz que Salles montou esquema criminoso para favorecer madeireiras

Operação deflagrada hoje a pedido do STF cumpre mandados de busca e apreensão contra o ministro do Meio Ambiente e afasta 9 autoridades, incluindo o presidente do Ibama, Eduardo Bim

Salada Verde
19 de agosto de 2021

O retorno dos que não foram: Eduardo Bim volta ao comando do Ibama

Com o fim dos 90 dias de afastamento determinados pelo STF, Bim e outros seis nomes investigados por suposto envolvimento em esquema de contrabando de madeira voltam aos seus cargos

Notícias
1 de abril de 2022

Acusado de intervir em prol de mineradora, Bim troca chefe do Ibama no Pará

Ex-superintendente foi exonerado após denunciar que presidente do Ibama o pressionou para liberar uma mineradora de embargo. Em seu lugar, entra um consultor ambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.