Notícias

Se INPE faltar, sociedade civil está preparada para monitorar desmatamento no Cerrado

MapBiomas anunciou nesta segunda-feira (10) que possui sistema de alertas pronto para entrar em atividade. Diretor do INPE garante que não haverá apagão de dados no Instituto

Cristiane Prizibisczki ·
10 de janeiro de 2022 · 2 anos atrás

O Projeto MapBiomas informou, na tarde desta segunda-feira (10), que possui um sistema de alertas de desmatamento para o Cerrado preparado para entrar no ar imediatamente, caso o monitoramento da supressão vegetal no bioma realizado pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) seja de fato descontinuado.

Na última semana, veio a público a notícia de que a falta de verbas estava forçando o INPE a encerrar os programas PRODES e DETER Cerrado. A equipe do programa já teria sido desmobilizada e os dados oficiais da destruição do bioma seriam gerados somente até abril, conforme noticiou ((o))eco.

PRODES e DETER Cerrado eram mantidos, desde 2002, com recursos de um convênio com o Banco Mundial que expirou recentemente. Apesar dos inúmeros esforços dos servidores envolvidos nos projetos de monitoramento, o INPE não conseguiu assegurar os R$ 2,5 milhões necessários para manter os trabalhos em 2022. O valor é equivalente ao que Bolsonaro gastou em 18 dias de férias no Guarujá, no ano passado.

A notícia ganhou manchetes nacionais e internacionais, com muita repercussão negativa. “O apagão de dados do Cerrado era uma possibilidade real desde o ano passado. O governo sabia do risco e decidiu não agir, o que só permite concluir que, mais uma vez, se trata de uma ação deliberada do regime Bolsonaro para impedir que a sociedade tenha acesso a informações cruciais, como fez com os dados de Covid”, disse Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima. 

“Não é verdade”

Na manhã de sábado (8), o atual diretor do INPE, Clézio De Nardin, garantiu que o monitoramento do Cerrado não vai parar. Em vídeo postado nas redes sociais, ele criticou a imprensa e disse que, na verdade, o programa de monitoramento será ampliado.

 “[o fim do monitoramento do Cerrado] Não é verdade. Pelo contrário. Estamos ampliando o monitoramento dos biomas brasileiros. Agora ele se chama ‘Biomas-BR/MCTI’ e nós vamos monitorar todos os biomas brasileiros. O que se encerrou foi um financiamento do FIP para o bioma Cerrado. Agora estamos buscando recursos através do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia para continuar esse programa. Temos recursos até abril e, sendo aprovada a LOA 2022, teremos recursos através do MCTI para mais quatro anos. Ou seja, estamos expandindo o programa de biomas”, disse o diretor.

O último dado do PRODES Cerrado, publicado sem alarde no site do INPE no dia 31 de dezembro, mostrou um aumento de 7,9% na devastação do bioma entre agosto de 2020 e julho de 2021. No período, 8.531 km2 de Cerrado foram desmatados, quase tudo para ceder lugar a pastagens e monoculturas como a soja.

“Mesmo que o governo enterre o sistema do INPE, os brasileiros e o resto do mundo saberão o que está acontecendo no Cerrado. Também como ocorreu com os números de Covid, reportados por um consórcio de veículos de imprensa, a tentativa do governo de esconder a informação não vingará. O Brasil é maior do que Bolsonaro e seus desmandos”, concluiu Márcio Astrini, do Observatório do Clima.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
6 de janeiro de 2022

Falta de verba força INPE a parar o monitoramento do Cerrado a partir de abril

Tentativas de recomposição do orçamento junto ao Governo não tiveram sucesso. Programa custa R$ 2,5 milhões ao ano, mesmo valor que Bolsonaro gastou em 18 dias de férias em 2021

Notícias
4 de janeiro de 2022

Governo esconde aumento de 8% na destruição do Cerrado

Entre agosto de 2020 e julho de 2021, INPE mediu 8.531 km² de desmatamento no bioma, maior cifra desde 2015. Números foram divulgados no apagar das luzes de 2021

Notícias
18 de junho de 2021

Monitoramento do desmatamento no Cerrado pode parar em agosto por falta de verba

Mapeamento anual também deve ser descontinuado a partir de dezembro. Governo ainda não apresentou alternativa para fim dos programas Deter e Prodes-Cerrado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Natalia diz:

    Realmente nosso país é organizado e quando necessário pode contar com profissionais ótimos que assumem a bronca, sem precisar contar com o estado (graças a deus neh). A desvantagem é a ausência de obrigatoriedade em apresentar os dados integrais, sem contar que ao longo de seu percurso pode haver desmembramento de informações. Na prática gostaria de saber se o consórcio de veículos da imprensa é obrigado a me fornecer os dados brutos que eles levantaram do covid? E com relação ao meio ambiente, os novos responsáveis disponibilizarão assim tranquilamente suas informações quando preciso, os órgãos ambientais terão acesso livre?