Notícias

Sistema de alerta de fogo em tempo quase-real passa a monitorar a Amazônia

Plataforma ALARMES, do LASA/UFRJ, que já monitorava Pantanal e Cerrado, fornece alertas diários para apoiar ações de controle e tomada de decisões dos órgãos ambientais

Duda Menegassi ·
24 de junho de 2022 · 2 anos atrás

A velocidade com que as chamas podem consumir áreas naturais faz do monitoramento de focos de calor uma estratégia importante no combate aos incêndios. Lançada em 2021 com foco no Pantanal e Cerrado, a plataforma ALARMES fornece alertas em tempo quase-real de área queimada. Nesta sexta-feira (24), a ferramenta, desenvolvida pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ), inicia sua cobertura de todo território amazônico.

O monitoramento da Amazônia pelo ALARMES é apoiado pelo Greenpeace. Anteriormente, o monitoramento do bioma era realizado apenas no estado de Roraima.

Os alertas, emitidos diariamente, reforçam o apoio às ações de prevenção, combate e fiscalização pelos órgãos ambientais, assim como na tomada de decisões.

A plataforma pode ser acessada através deste link, mediante login do usuário. Na ferramenta, o usuário pode escolher a região de interesse. Apenas na Amazônia, são 498 municípios, 285 Terras Indígenas e 298 unidades de conservação.

Ao todo, o ALARMES monitora o fogo em 362 Terras Indígenas, 637 unidades de conservação e 17 bacias hidrográficas.

“O mapeamento da Amazônia ainda se encontra na versão beta, ou seja, é um protótipo. Mapear, com êxito, áreas queimadas via satélite neste bioma é um desafio, pois há fatores ambientais que dificultam a observação da superfície”, destaca Julia Rodrigues, pesquisadora do LASA/UFRJ.

Os dados do sistema são gerados com resolução espacial de 500 metros e utilizam imagens e focos de calor captadas por um sensor, combinadas com técnicas de inteligência artificial que permitem o aprendizado da máquina. Além dos alertas em tempo quase-real, o sistema também fornece um histórico com os dados anuais oficiais.

A plataforma lançou também a FogoTeca, uma funcionalidade para compartilhamento de fotos tiradas nos locais das queimadas, durante e após a passagem das chamas, para registrar impactos, como cicatrizes pós-fogo, danos à fauna, flora e infraestrutura, e até resultados de queimas prescritas. 

Estes registros alimentarão uma rede colaborativa de dados para validação do sistema e compreensão do regime de fogo de cada região.

“A FogoTeca veio proporcionar a integração de informações de diversas instituições, que

podem compartilhar seus registros e relatos no contexto do fogo na vegetação em um único lugar!”, comemora Renata Libonati, coordenadora do ALARMES.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
23 de junho de 2022

Congresso aprova uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais

Proposta é vista com ceticismo por especialistas. Programas de manejo controlado do fogo e mais gente em campo seriam medidas mais efetivas e de menor custo benefício, apontam

Notícias
4 de novembro de 2021

Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo é aprovada por deputados e vai ao Senado

Depois de ficar parado três anos na Câmara dos Deputados, o projeto foi aprovado com texto substitutivo. Política regulamenta o manejo do fogo para combater incêndios em áreas naturais

Reportagens
10 de agosto de 2021

Ibama inicia a temporada do fogo com apenas 52% do efetivo de brigadistas

Apesar da autorização para contratar 1.659 temporários, até o final de junho apenas 869 haviam sido contratados. O atraso pelo segundo ano consecutivo compromete ações estratégicas de prevenção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.