Reportagens

Força-tarefa quer garantir presença de peixes no Rio Pinheiros em dois anos

Nove anos depois de experiência frustrada de despoluição, projeto de R$ 1,7 bilhão inclui cinco novos sistemas de tratamento de rios

Emanuel Alencar ·
2 de novembro de 2020 · 3 anos atrás
A primeira foto é vista aérea do Rio Pinheiros, no trecho da elevatória de Traição (atual Usina São Paulo). Foto: Divulgação/Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.

Enquanto funcionários evoluem pelas águas fétidas de um pequeno rio na região de M’Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo, uma barreira quase intransponível surge no horizonte: a laje de uma casa paira sobre o riacho, exigindo uma manobra audaciosa para o assentamento da tubulação de esgoto. Esse é um dos casos cotidianos do “Programa Novo Rio Pinheiros”, que envolve oito órgãos do governo do Estado de São Paulo e planeja deixar o rio urbano sem cheiro e com um índice mínimo de oxigênio até o final de 2022 – ante o cenário indecoroso atual, parece ser muita coisa. A garantia de 2 mg/litro de oxigênio dissolvido implicaria inclusive o retorno de espécies de peixes menos exigentes, como cascudos e bagres. O caminho para se alcançar tal feito, entretanto, é tortuoso e desperta questionamentos. Uma das apostas é a instalação de cinco unidades de tratamento de rios, chamadas URQs (unidades recuperadoras de qualidade das águas), em rios afluentes do Pinheiros. O problema é que a história recente depõe contra o otimismo.

Desde 1970, o Rio Pinheiros vem sendo objeto de ações de melhoria de sua qualidade, sem sucesso. No esforço mais recente, em 2007, foram instaladas estruturas de tratamento de esgotos no leito do rio, por meio de uma tecnologia chamada Flotflux, patenteada pela empresa DT Engenharia. O negócio acabou emperrado, e naufragou em 2011. Dessa vez, assegura a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), tudo será diferente. A meta, bastante ousada, é levar dejetos de 1,6 milhão de pessoas (95% das quais vivem na capital, e o restante em Embu das Artes e Taboão da Serra), para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Barueri, também na Grande São Paulo.

“O conceito é tirar a poluição das sub-bacias. Temos 16 frentes de obras, hoje. Queremos um rio sem odor e limpo. Mas é possível fazer a coleta e afastamento de esgotos de toda bacia? Não, em função das áreas informais. Daí a necessidade das URQs”, explica Edison Airoldi, assistente executivo da Presidência da Sabesp.

Tecnologia é muito utilizada para tratamento de esgotos 

Arte: Julia Lima.

Ele destaca o caráter complementar das URQs – a ideia, assinala, é que sejam estruturas paliativas, e desnecessárias no futuro.

“À medida em que formos regularizando a situação das favelas, as URQs vão reduzindo a quantidade tratada”, diz.

O consórcio das empresas Engeform e Allonda Engenharia ganhou, em maio, os pregões da Sabesp para fornecer sistemas de tratamento de rios. São 3 plantas já licitadas (Água Espraiada, Pirajussara e Cachoeira), com volumes que vão de 180 a 600 litros por segundo, no valor de R$ 150,49 milhões. ((o))eco apurou junto à Engeform Engenharia que o contrato da URQ do Córrego Pirajussara foi o único já assinado e que obra, operação e manutenção têm duração de 10 anos. Segundo a empresa, a mobilização do time responsável já começou. A tecnologia vencedora é do tipo Reator Biológico com Leito Móvel (MBBR, na sigla em inglês), resultado da combinação entre sistemas dos tipos biomassa líquida em suspensão e biomassa aderida (biofilme). As águas dos rios são captadas e seguem para tratamento em um reator biológico. Depois volta ao curso dos rios que desembocam no Pinheiros. Isso, claro, se não houver mudança na tecnologia – a Sabesp não descarta inclusive o uso da flotação, método usado, com resultados pífios, no passado recente.

Na foz de cada rio que vai ganhar uma unidade de tratamento de esgotos, a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), parâmetro que afere a atuação de microrganismos, deve ser de menos de 30 mg/litro. Atualmente, em muitos rios tributários do Pinheiros, esse valor chega a 220 mg/l (quanto maior, mais poluído está o curso hídrico). O patamar de 30 mg/l permite, segundo Edison, um “início de manifestação de vida aquática”.

Segundo o engenheiro sanitarista Isaac Volschan Júnior, professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a tecnologia MBBR não é uma novidade, mas é utilizada em maior escala em tratamento de esgotos. Para Isaac, a prática pode servir bem para o controle da poluição difusa, aquela que continua existindo mesmo após esforços de saneamento na sub-bacia.

“É uma solução que pode funcionar, desde que não se abra mão no tratamento formal de esgotos a montante (acima) da bacia. A tecnologia permite fazer uma otimização do volume da estrutura. Trabalhamos com MBBR, no âmbito de tratamento de esgotos, na UFRJ, há mais de 15 anos, não é algo novo. Existem muitas estações aqui no Brasil e no mundo que aplicam essa tecnologia”, afirma.

Cronograma apertado

Rio Pinheiros no bairro Jardim Panorama, capital paulista: programas de despoluição começaram em 1970. Divulgação/Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.

As obras seguem caminhando e, hoje, 9% das 533 mil economias [residências] que serão ligadas à ETE Barueri já têm seus esgotos tratados. Apesar do enorme caminho pela frente, a Sabesp assegura que o ritmo de execução das obras está acima do previsto. “É um grande laboratório para nós, vamos tirar ensinamentos para outras localidades. Tinha gente que queria colocar uma barreira na entrada do Pinheiros e resolver. Não é essa a ideia, de forma alguma. O nosso objetivo é levar cidadania para as pessoas”.

A despeito da constante presença de famílias de capivaras e outros pequenos roedores em suas margens, o Pinheiros é um enorme valão de esgotos, com oxigênio zero em praticamente todos os seus 26 quilômetros de extensão. Também está em licitação uma tecnologia de oxigenação do rio – mais um esforço para dotá-lo do mínimo de dignidade. A volta de peixes maios resistentes a baixos índices de oxigênio não é um sonho impossível.

“Mas é importante ressaltar que cada cidadão deve fazer o seu papel. O resultado não virá e não se manterá se ficar a cargo de um único ator. É um trabalho coordenado e multidisciplinar”, diz Edison, acrescentando que a pandemia do novo coronavírus não afetou a marcha das intervenções. “Ao contrário, as obras na região da Faria Lima foram até facilitadas, por causada queda do fluxo de trânsito”.

Um dos céticos quanto à despoluição do Pinheiros é o conselheiro de Meio Ambiente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Jose Eduardo Cavalcanti. Ele não acredita que o novo programa seja concluído a tempo.

“Entregar até 2022 é impossível. Várias tentativas já foram feitas, e fica por isso mesmo… Alguma coisa melhora, claro. Mas no longo prazo, se perde. Mesmo se todo o esgoto de SP fosse tratado, o rio continuaria sujo, por causa das galerias pluviais, da má educação das pessoas. Sobre essas URQs, as pessoas precisam saber que são cursos altos e o destino do lodo [formado nos processos de limpeza] é sempre um problema”, argumenta.

Melhoria na qualidade dos sedimentos

Além da questão da qualidade da água, o governo do estado faz o monitoramento do sedimento do fundo do Pinheiros, predominantemente arenosos. Quem passa pela Marginal Pinheiros e sente o cheiro insuportável de gás sulfídrico pode não imaginar, mas curiosamente, a baixa presença de contaminantes industriais em sua composição indica que há sim, luz no fim do túnel. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado do São Paulo, “ações de controle de poluição vêm sendo efetivas e que o desassoreamento está contribuindo positivamente na sua qualidade”. Ou seja, não é preciso fazer nenhuma intervenção dos sedimentos do fundo do rio para que eles sejam transportados e enviados para disposição final, não contaminando o meio ambiente. Desde o início do “Novo Rio Pinheiros”, foram removidas mais de 16 mil toneladas de resíduos, entre eles garrafas pet, bicicletas, pneus, plásticos, entre outros.

Instalação de coletor-tronco de esgoto em um dos córregos da sub-bacia do Pedreira, na Vila Baby, Zona Sul de São Paulo. Foto: Divulgação/Sabesp
Água que vai e que vem: Pinheiros sofreu inúmeras mudanças em 80 anos

Do curso serpenteado, com peixes em abundância, ao enorme gerador de energia para a Usina Henry Borden, no sopé da Serra do Mar, em Cubatão, a saga do Pinheiros, na Grande São Paulo, é comum à de muitos outros rios urbanos brasileiros. Nascido na confluência das representas de Guarapiranga e Billings e com deságue no Tietê, o Pinheiros teve seu fluxo invertido para gerar energia hidrelétrica ainda na década de 1940. A partir daquele momento, um barramento no Tietê fez com que a água passasse a correr sentido Tietê-Billings, o contrário do fluxo natural do Pinheiros. Hoje, na maior parte do tempo o Pinheiros, que integra a bacia do Alto Tietê, segue seu fluxo natural, sentido Tietê, mas há inversão de fluxo sempre que há episódios de chuvas e enchentes.

Ainda na década de 1970, durante crise de falta d’água em São Paulo, foram instalados aeradores no Pinheiros. Depois disso, novos projetos de despoluição naufragaram. Atualmente, 3,3 milhões de pessoas moram em sua bacia hidrográfica, que espelha os enormes desafios da Região Metropolitana que movimento 19% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Uma das justificativas para o saneamento urgente dos rios paulistanos é a combinação “muita gente e pouca água”, que caracteriza a região. O Pinheiros, cuja profundidade pode chegar a apenas um metro, tem 25 rios afluentes, como o Antonico, o Itapoquera, o Água Espraiada, o Olaria, o Cocaia e o Apucas.

 

Leia Também 

Falta de ‘plano B’ põe em risco abastecimento de água do Rio

Em expansão global, soluções baseadas na natureza ficam de fora de nova lei do saneamento

Menos de 2% dos esgotos na bacia que abastece o Grande Rio são tratados

 

  • Emanuel Alencar

    Jornalista e mestre em Engenharia Ambiental. É autor do livro “Baía de Guanabara – Descaso e Resistência” (Mórula Editorial) e assessor de Comunicação na Prefeitura do Rio

Leia também

Reportagens
26 de março de 2020

Menos de 2% dos esgotos na bacia que abastece o Grande Rio são tratados

((o))eco navega em lagoa de captação da Cedae, em Nova Iguaçu, onde rios despejam poluentes e fazem Cedae gastar R$ 100 milhões a mais por ano para transformar esgoto em água potável

Reportagens
28 de junho de 2020

Em expansão global, soluções baseadas na natureza ficam de fora de nova lei do saneamento

Araruama, no interior do Rio, tem sistema que usa plantas para tratar esgotos, com menor custo e alta eficiência, desde 2005

Reportagens
30 de abril de 2020

Falta de ‘plano B’ põe em risco abastecimento de água do Rio

Especialistas alertam que sistema da Light opera ‘no limite’ e sem redundância, o que representa ameaça para as torneiras de 9,5 milhões de fluminenses

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. INGRID CASTRO DE ANDRADE diz:

    Como assim pode chegar até 1m? A profundidade dele é apenas isso???


    1. Emanuel Alencar diz:

      Em alguns trechos, sim.