Salada Verde

‘Atlântico Paulista’ é lançado no Dia Mundial dos Oceanos

De autoria do fotógrafo Luciano Candisani, o livro traz imagens inéditas do litoral paulista e está disponível para download gratuito no site do Coral Vivo

Daniele Bragança · Bruna Martins ·
8 de junho de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

No dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, o Instituto Coral Vivo lança o livro “Atlântico Paulista – Carta de Navegação Pela Biodiversidade”, com imagens inéditas feitas pelo fotógrafo Luciano Candisani, e disponível de forma gratuita para download. A obra é do Projeto Coral Vivo, em uma tentativa de despertar o amor e respeito pelo litoral paulista, pois é o primeiro passo para garantir sua preservação, como explica Flávia Guebert, coordenadora geral do projeto.

“Despertar o amor, a empatia e o respeito pelo meio que nos acolhe e generosamente provê de recursos naturais e serviços ecossistêmicos é o primeiro passo para garantir a sua conservação. Por isso, convidamos um dos maiores fotógrafos da natureza em atividade no mundo, Luciano Candisani, para criar este singelo e potente livro”, conta.

O livro é um mapa de navegação pela biodiversidade do Atlântico Paulista com os olhos do Candisani, um documentarista morador da Ilhabela, que registra as imagens a partir de sua perspectiva como parte da teia de vida da Mata Atlântica. A bordo do veleiro Huva Oa e equipado de câmeras e cilindros, o fotógrafo navegou e mergulhou pela biodiversidade dos ecossistemas marinhos de São Paulo, capturando imagens que revelam os tesouros submarinos e costeiros e, agora, compartilha com o resto do mundo, a fim de sensibilizar as pessoas para a biodiversidade que precisa ser conservada. 

“A imagem de São Paulo é normalmente associada ao processo acelerado de urbanização, à produção industrial e agrícola ou ao frenético mundo financeiro. Muitos não conhecem a maior e mais frágil riqueza do estado, aquela que garante a subsistência humana nesse lugar: seu patrimônio natural”, explica Tito M. C. Lotufo, idealizador do projeto, patrocinado pela Petrobras, e coordenador regional do Coral Vivo em São Paulo.

A obra foi feita em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e está disponível para download gratuito no site do Coral Vivo.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

  • Bruna Martins

    Jornalista em formação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Leia também

Análises
8 de junho de 2021

Década do Oceano e a corrida contra o tempo

O planeta possui um único oceano, que conecta a todos. E esse único ambiente é o responsável pelo equilíbrio climático planetário, regulando as temperaturas, determinando chuvas, secas e inundações, e produzindo mais de 55% do oxigênio que respiramos

Salada Verde
15 de dezembro de 2021

Grupo de orcas dá show para banhistas em praia do Rio

Nessa época do ano é comum que as baleias se aproximem mais da costa brasileira em busca de alimentação. Veja o vídeo

Reportagens
30 de novembro de 2021

Há 8 anos na Câmara, projeto que cria uma lei para o mar ainda não tem votação à vista

Série de reportagens investiga motivos da longa tramitação do projeto de lei que institui a Política Nacional para Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.