Salada Verde

Brasil tem mais de 18 mil cavernas registradas

Anuário publicado pelo ICMBio indica o total de 18.358 subterrâneos computados em 2018. Trabalho revela também que 50% dessas cavidades encontram-se no bioma Cerrado

Sabrina Rodrigues ·
3 de janeiro de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Foto: Rafael Pereira Pinto/Wikiparques.

O Brasil tem 18.358 cavernas existentes em seu território, segundo o Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro – 2018, um trabalho desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Cecav/ICMBio).

Para realizar o trabalho, o Cecav recolheu dados disponibilizados no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie). Em 2006, quando a Base CECAV teve a sua primeira edição, foram computadas o total de 4.448 cavernas existentes no Brasil. De lá para cá, muitos esforços foram feitos para aprimorar as ferramentas e os trabalhos para saber mais sobre as cavidades subterrâneas no país. Em 12 anos, foram registradas mais 13.910 cavernas, chegando ao número atual de 18.358 em 2018.

O gráfico demonstra a evolução da quantidade de cavernas conhecidas no Brasil em pouco mais de um século. Fonte: Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro – 2018.

O Anuário aponta que o bioma Cerrado abriga 50% das cavernas conhecidas do Brasil, totalizando 9.177 cavernas, seguido da Mata Atlântica, com 3.539 (19%). A Amazônia vem logo em seguida com 15,8% correspondendo a 2.892 cavernas. Já o Pampa e o Pantanal abrigam menos de 1%.

Entre os estados, Minas Gerais lidera o ranking, com 7.622 cavernas conhecidas. Já o Acre não possui nenhum registro. O anuário aponta que das 2.644 unidades de conservação (UCs) existentes no país, apenas 215 abrigam cavernas registradas. Deste total, 54% das cavernas encontram-se em unidades classificadas como de uso sustentável e 46% em Proteção Integral.

Saiba Mais

Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro – 2018

 

 

Leia Também

O mito das cavernas brasileiras

Treze novas cavernas são identificadas na APA da Escarpa Devoniana

Primeiros efeitos da nova lei de cavernas

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
17 de novembro de 2010

Primeiros efeitos da nova lei de cavernas

Primeiro pedido de supressão de cavidades com alto grau de relevância chega às mãos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas regras geram insegurança

Reportagens
9 de maio de 2018

Treze novas cavernas são identificadas na APA da Escarpa Devoniana

O que chama atenção é que as cinco primeiras cavernas identificadas em Ponta Grossa foram reconhecidas por um estudo contratado por uma empresa interessada na mineração da área

Reportagens
23 de janeiro de 2013

O mito das cavernas brasileiras

Potencial de descoberta de cavernas é enorme. É também enorme o risco de muitas serem extintas sem nem mesmo terem sido descobertas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Ronaldo Nero diz:

    Parabéns pelo trabalho incansável e árduo do Cecav para conseguir a disponibilização dessa imprescindível publicação.


  2. Romulo Miranda diz:

    Bom trabalho. Muito interessante!