Salada Verde

Em contradição aos dados, Mourão declara que “a floresta não está queimando”

Apresentação do vice-presidente acumulou informações falaciosas, reforçou que desmatamento e queimadas só ocorrem em áreas já ocupadas e atacou até o Leonardo DiCaprio

Duda Menegassi ·
19 de agosto de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Mourão durante sua apresentação no Fórum Amazônia +21. Foto: Reprodução

A apresentação feita nesta quarta (19) pelo vice-presidente General Mourão no Fórum Amazônia +21 reforçou mais uma vez o discurso adotado pelo governo que tenta minimizar os dados que comprovam a acelarada destruição da floresta. Mourão alegou que o desmatamento está todo concentrado nas áreas antropizadas da Amazônia, e o que normalmente se chama de Arco do Desmatamento, ele apelidou de “Arco de Humanização”. Não bastasse, reforçou que “a floresta não está queimando”, pois as queimadas só ocorrem nessas áreas “humanizadas”. Além disso, minimizou a exportação de gado oriundo de áreas desmatadas ilegalmente, louvou os esforços feitos na ditadura militar para “desenvolvimento” da região amazônica, e ainda alfinetou o ator Leonardo DiCaprio, com um convite para marchar com ele por 8 horas na selva e entender “como funcionam as coisas nessa imensa região”.

Durante sua apresentação, Mourão usou um mapa para apontar o que ele chamou de “Arco da Humanização”, que corresponderia aos 16% da floresta já desmatada. “Onde ocorre queimada na Amazônia é naquela área humanizada. A floresta não está queimando. E no entanto, a imagem que é passada para o resto do Brasil e da comunidade internacional é de que tem fogo na floresta, e não adianta você mostrar o mapa da NASA, o mapa do INPE que a turma não aceita o dado”, declarou durante sua fala no Fórum (assista na íntegra aqui)..

“Nós não somos os vilões da sustentabilidade, muito pelo contrário (…) temos mais de 60% do nosso território com a cobertura vegetal original e dentro da Amazônia, 84% da floresta está em pé, preservada”, argumentou o vice-presidente.

Em seu discurso, ele também diminuiu o avanço ilegal das atividades agropecuárias para cima da floresta e desmentiu que o país estivesse exportando essas commodities oriundas de áreas desmatadas. “Não existe essa situação de que o Brasil está exportando para o resto do mundo, produtos que saem ilegalmente da floresta. Se isso ocorre é numa percentagem ínfima”.

Na apresentação, o vice e também chefe do Conselho da Amazônia defendeu a aprovação do Projeto de Lei 2.633/2020 – a nova carapuça da MP da Grilagem – e listou, como é costumeiro a esse governo quando o assunto é proteção ambiental, uma série de metas vagas e sem nenhuma grande explicação sobre como o governo irá alcançá-las.

Durante o discurso de Mourão sobrou até para o ator americano e ativista ambiental, Leonardo DiCaprio. “Eu gostaria de convidar o nosso mais recente crítico, o ator Leonardo DiCaprio, para ir comigo até São Gabriel da Cachoeira. Nós fazemos uma marcha de 8 horas pela selva entre o aeroporto de São Gabriel e a estrada de Cucuí e ele vai aprender em cada socavão que ele tiver que passar que a Amazônia não é uma planície. E aí entenderá melhor como funcionam as coisas nessa imensa região”, ironizou o vice. Em que momento DiCaprio chamou a Amazônia de planície ou o que isso tem a ver com a defesa da Amazônia, nós também não sabemos, mas não é a primeira vez que o governo ataca o ator de Hollywood. Em 2019, o próprio Bolsonaro já havia acusado DiCaprio de financiar as ONGs que “tacavam fogo na Amazônia”. (Duda Menegassi)

Leia também

Deter fecha ano com alta de 34% no desmatamento na Amazônia

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
9 de agosto de 2020

Deter fecha ano com alta de 34% no desmatamento na Amazônia

Alertas de desmatamento registram 9.056 km² desmatados entre agosto de 2019 e julho de 2020. No mesmo período anterior, o Deter registrou 6.844 km² perdidos

Notícias
20 de maio de 2020

MP 910 volta à Câmara como Projeto de Lei e pode ser votado nesta quarta

Transformada no Projeto de Lei 2.633, pauta de regularização fundiária questionada por especialistas como incentivo à grilagem está de volta na Câmara dos Deputados

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo diz:

    Que decepção sr. Mourão (vice Presidente).
    Mais ação e menos conversa. Repito, lembra o mesmo blá , blá dos governos anteriores.

    Mas tem um detalhe, do ministério do Meio Ambiente, este GOVERNO apresentou o pior, desde a Constituição de 88. Sem dúvida nenhuma.
    A História mostrará.