Salada Verde

Minidocumentários destacam importância do contato das crianças com a natureza

Os curtas, disponíveis online, trazem reflexões sobre os benefícios do convívio com a natureza desde o começo da vida para o desenvolvimento das crianças

Duda Menegassi ·
31 de março de 2021 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em tempos de confinamento e acesso limitado às áreas naturais, tornou-se mais evidente a falta que nos faz o contato com o mundo natural. Para crianças e adolescentes, este convívio é ainda mais fundamental, apontam especialistas, para garantir um desenvolvimento saudável e equilibrado. Três novos minidocumentários, realizados a partir do filme “O Começo da Vida 2: Lá Fora”, trazem à tona estas reflexões e depoimentos de pesquisadores de diferentes países que reforçam como essa relação com a natureza desde o início da vida é essencial também para formação de cidadãos do mundo conscientes sobre a necessidade de proteger o mundo natural.

Os minidocumentários – intitulados “Crescendo com a Natureza”; “Saúde e a vida lá fora” e “Educação ao ar livre” – tratam respectivamente três temas centrais: natureza, saúde e educação. E abordam a importância do convívio das crianças com a natureza para formar futuras gerações engajadas com a conservação; o papel do contato direto com a terra e elementos naturais para melhorar a imunidade; e como o ambiente externo pode estimular os sentidos e brincadeiras, e funcionar também como um espaço educativo. Os curtas trazem reflexões de filósofos, psicólogos, professores e até mesmo nomes ilustres para a conservação da natureza no mundo, como a antropóloga e primatóloga britânica Jane Goodall.

“Os minidocumentários propõem uma reflexão sobre a importância do ar livre durante a infância e contribuem para relembrar a sociedade de que é fundamental devolver às crianças a chance de viver uma infância livre, saudável e rica em natureza, e que essa experiência também é uma forma de cuidar do bem-estar do planeta”, diz Laís Fleury, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e coordenadora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, uma das instituições patrocinadoras do projeto, junto com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

A produção dos minidocumentários teve origem no filme, lançado em novembro de 2020, O Começo da Vida 2: Lá Fora, disponível na Netflix. E os curtas documentais foram lançados online e estão disponíveis gratuitamente para quem quiser assistir no Canal no Youtube da Maria Farinha Filmes, produtora do filme e dos minidocumentários.

Leia também

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Colunas
28 de março de 2021

Sobre árvores, um neto e o tal de “Educação Ambiental”: por mais crianças na Natureza

Negligenciar a vivência ambiental das crianças desde pequenas é condenar o mundo a mais uma geração inteira de devastação e descaso

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Atila diz:

    Nada de contato com a natureza! FIQUE EM CASA!