Salada Verde

MPF pede reabertura de ação civil contra Samarco e Vale

O órgão entende ser procedente a ação que pede que as empresas adotem medidas para solucionar os danos causados em Governador Valadares

Sabrina Rodrigues ·
17 de outubro de 2017 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Em 05 de novembro de 2015, houve o rompimento das barragens de rejeitos da mineradora Samarco – de propriedade da multinacional brasileira Vale e da australiana BHP Billiton –, na região de Mariana (MG). Foto: Rogério Alves/TV Senado.
Em 05 de novembro de 2015, houve o rompimento das barragens de rejeitos da mineradora Samarco – de propriedade da multinacional brasileira Vale e da australiana BHP Billiton –, na região de Mariana (MG). Foto: Rogério Alves/TV Senado.

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) parecer defendendo a reabertura de ação civil para que a Samarco Mineração e a Vale adotem medidas para solucionar os danos oriundos do rompimento da barragem de rejeitos em Governador Valadares, em Minas Gerais.

A ação civil pública foi proposta pela Associação Valadarense de Defesa do Meio Ambiente (AVADMA), mas foi extinta porque no entendimento da 4ª Vara Cível de Governador Valadares, o grupo não possui legitimidade para propor a ação.

O Procurador Regional da República, Zilmar Antônio Drumond, assinou o parecer para a reabertura da ação. Para o Procurador, a ação da Associação é procedente, pois a população da cidade está utilizando água possivelmente contaminada. O MPF entende ainda que o requisito de um ano para a constituição da Associação deve ser dispensado, levando-se em conta a dimensão do dano, a relevância social do tema e a relevância jurídica do bem tutelado, por se tratar do maior desastre ambiental da história.

Na ação, a AVADMA pede para que a Samarco e a Vale iniciem obras para captação de água dos mananciais dos rios Suaçuí pequeno e grande, além da captação de água potável no Rio Corrente. Além disso, a AVADMA pede a perfuração de poços artesianos em pelo menos vinte locais, na região do bairro Santo Agostinho e na lateral do anel rodoviário de Governador Valadares.

Outro pedido da Associação é que a Justiça determine que a Samarco divulgue nos órgãos de comunicação a informação de que falseou a verdade quando disse que não há nenhum risco para a saúde humana o uso da água tratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e comunique também ser falsa a informação de que iniciou anteriormente obras de captação de água nos rios Suaçuí pequeno e grande.

Em 05 de novembro de 2015, houve o rompimento das barragens de rejeitos da mineradora Samarco – de propriedade da multinacional brasileira Vale e da australiana BHP Billiton –, na região de Mariana (MG). O rompimento das barragens provocou o vazamento de milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério e ainda resultou na morte de 19 pessoas e na destruição do distrito de Bento Rodrigues. O lamaçal se estendeu de Minas Gerais até o estado do Espírito Santo. A cidade de Governador Valadares viu a sua fonte de abastecimento de água, o Rio Doce, completamente contaminado.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do MPF.

Leia Também

Relatório classifica água do Rio Doce como péssima

Por crime ambiental, PF indicia executivos da Samarco e Vale

No rastro do desastre da Samarco, da lama ao caos

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

A lama invadiu e encobriu todos os cômodos da casa de Geraldo Nascimento, onde ele vive há 40 anos. Na parede, restou apenas um quadro.
Reportagens
24 de novembro de 2015

No rastro do desastre da Samarco, da lama ao caos

As imagens apocalípticas da descida da lama da barragem do Fundão e a perplexidade dos moradores das cidades que margeiam o Rio Doce.

Notícias
13 de janeiro de 2016

Por crime ambiental, PF indicia executivos da Samarco e Vale

Indiciamento tem como base a lei de crimes ambientais. Executivos da empresa que emitiu parecer atestando funcionamento da barragem também foram indiciados.

Notícias
9 de março de 2017

Relatório classifica água do Rio Doce como péssima

A equipe da Fundação SOS Mata Atlântica percorreu 650 km para registrar a qualidade da água. A publicação está disponível para download

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.