Salada Verde

Um Dia no Parque celebra áreas protegidas neste final de semana

Movimento visa promover a valorização das unidades de conservação brasileiras e a conscientização das pessoas sobre a importância da proteção da natureza

Duda Menegassi ·
16 de julho de 2021 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Neste domingo, dia 18 de julho, será o Um Dia no Parque, data voltada para celebração das áreas protegidas brasileiras e para conscientização das pessoas sobre sua importância. Devido a pandemia, haverá eventos online, como sessões de bate-papo, aulas virtuais e atrações musicais, mas também haverá ações presenciais em unidades de conservação, de acordo com as orientações de prevenção contra a Covid-19. Os eventos irão ocorrer em todo Brasil, promovidos pelas próprias áreas protegidas. 

É possível conferir a programação completa no site da iniciativa, de acordo com a região, cidade ou unidade de conservação; ou no instagram oficial do Um Dia no Parque.

Neste ano, além das ações em si, terão destaques as histórias de vínculo das pessoas com as áreas protegidas, através do compartilhamento em vídeos, textos ou áudios. O público também poderá enviar depoimentos via e-mail ou postar nas redes sociais com a hashtag #umdianoparque, que será utilizada para identificar as manifestações online.

“O projeto busca aproximar pessoas desses espaços de conservação que, muitas vezes, estão próximos de casa. A proposta é gerar valorização e a compreensão do quanto é importante conservar o patrimônio natural”, explica Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró-UC e idealizadora da iniciativa no Brasil, que teve início em 2018 e ocorre anualmente.

Em 2020, mais de 150 unidades em todo o país participaram do Um Dia no Parque, que comemorou os 20 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Desta vez, a expectativa é que ainda mais áreas protegidas e pessoas se envolvam com o evento. De acordo com Angela Kuczach, a proposta “é criar uma cultura de valorização das áreas protegidas para que cada vez mais as pessoas entendam a importância dessas unidades e se sintam parte desses locais”.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
25 de junho de 2021

Iniciativa cria biblioteca virtual sobre áreas protegidas brasileiras

Lançada nesta quinta-feira (24), a plataforma Proteja é um projeto colaborativo que reúne documentos e informações sobre áreas protegidas do Brasil

Notícias
18 de junho de 2021

Contagem regressiva para Um Dia no Parque, evento que celebra as áreas protegidas

No dia 18 de julho, daqui há um mês, ocorrerá o evento que tem como objetivo promover e valorizar as unidades de conservação brasileiras

Notícias
11 de outubro de 2020

Um Dia no Parque: uma celebração às áreas protegidas

Mobilização nacional para promover as unidades de conservação terá semana com programação especial online a partir desta terça. E no domingo (18), a equipe do Pé no Parque estará no ar!

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.