Os ameaçados saguis-da-serra e o embate genético entre os Callithrix

Perda e fragmentação de habitat, febre amarela, tráfico… A lista de ameaças enfrentadas pelos primatas da Mata Atlântica é grande.

As duas espécies de saguis-da-serra, ambas restritas à Mata Atlântica, enfrentam outra grave ameaça: a hibridização, que ocorre com a chegada de saguis invasores no seu território

O sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o sagui-da-serra-claro (Callithrix flaviceps) estão entre os primatas mais ameaçados do planeta.

A chegada de saguis invasores de outros territórios, permitida pela mão humana do tráfico, pode apagar por completo a genética dos saguis-da-serra.

Isso porque os invasores, conhecidos popularmente como “mico-estrela” possuem uma biologia muito próxima aos saguis-da-serra e conseguem reproduzir com eles e gerar híbridos férteis.

Estes híbridos, por sua vez, seguem reproduzindo e fazendo o apagamento progressivo das espécies originais.

Iniciativas de manejo em cativeiro e esterilização de híbridos estão entre as apostas dos pesquisadores para conseguir salvar as espécies da extinção.

REPORTAGEM Duda Menegassi EDIÇÃO Milena Giacomini FOTOGRAFIA Duda Menegassi Sarisha Trindade do Carmo Vitor Cunha Daniel Sotto Maior Orlando Vital Rodrigo Salles Carvalho