Uma cadeia de montanhas que se estende por três populosos estados do Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
A Mantiqueira é uma senhora com mais de 65 milhões de idade e já viu – e muito – sucessivas formas de ocupação e mudanças de uso do seu solo.
É aos pés desta cadeia de montanhas que aconteceu também uma grande ocupação do solo para o uso de produção extensiva, como gado ou monocultura.
O Plano Conservador da Mantiqueira nasceu inspirado em outro exemplo de sucesso, iniciado no município de Extrema, Minas Gerais, em 2005, o Conservador das Águas.
Restaurar áreas envolve política pública, convencimento do produtor a disponibilizar uma área para recuperação, boas mudas, manutenção da área e outras ações que envolvem custos.
O grande objetivo é a produção de água com a restauração de paisagens, resgatar as nascentes nos terrenos e garantir produtividade.
O trabalho dos consórcios junto aos pequenos produtores depende muito do entendimento e disponibilidade de participação do produtor.
REPORTAGEM Paulina Chamorro FOTOGRAFIA Augusto Gomes ILUSTRAÇÕES Julia Lima APOIO Instituto Serrapilheira EDIÇÃO Milena Giacomini