Quanto a agricultura brasileira é dependente dos polinizadores, sejam eles insetos, morcegos ou aves?
12 especialistas responderam essa pergunta avaliando um total de 91 plantas cultivadas e silvestres, utilizadas direta ou indiretamente na produção de alimentos.
32 espécies, ou 35% do total, têm a polinização como essencial para a produção ou incremento da produção e 24% têm alta dependência.
Entram nessas categorias: acerola, castanha-do-brasil, maçã, maracujá, melancia, melão, tangerina, abacate, ameixa e cebola.
As abelhas são as principais polinizadoras, responsáveis pela polinização de 78,9% dos cultivos.
Existem poucos dados sobre o possível declínio da população de polinizadores no Brasil, algo que vem sendo observado e pesquisado em vários países.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, os pesticidas são os principais suspeitos de estarem causando mortes de abelhas e quedas consecutivas na produção de mel.
Sem os polinizadores, frutas como maçã, acerola, melão, castanha- do-brasil, maracujá, melancia e tangerina poderão ficar mais escassas ou caras para produzir.
Reportagem Fernanda Wenzel
Fotos: Ana Dias/Flickr, Marcione Oliveira, Samela Duarte/Pikabay, Jeso Carneiro/Flickr, Gary Stearman/Pixabay, BetoMdP/Pixabay, Bdieu/WikimediaCommons
Edição Daniele Bragança