O Eco no seu email

Orgânicos, Produção E Consumo Sustentável

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2013 – Nos dias 08 e 09 de maio, no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acontece a segunda edição do evento Green Rio que é organizado pelo Planeta Orgânico e conta com a participação de importantes players do deste setor. Neste ano, o evento vem acompanhado também do Rio Orgânico e irá promover com rodadas de negócios a parceria de iniciativas sustentáveis para o setor. Os temas “Água” e  “Produção e Consumo Sustentável” permearão todo o evento que tem presença confirmada do Ministério do Meio Ambiente representado pela Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental Samyra Crespo, do Secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Christino Áureo e do Secretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Pérsio Davison. O evento será aberto ao público e os visitantes deverão cadastrar-se pelo site: www.greenrio.com.br. “A principal tarefa que a comunidade internacional enfrenta hoje, no campo dos recursos hídricos, é a transformação de obrigações assumidas em ações concretas que devem ser implementadas para benefício das pessoas e dos ecossistemas”, ressalta Maria Beatriz Martins Costa, organizadora do Green Rio, e diretora do Planeta Orgânico.     A Secretária Samyra Crespo abrirá o primeiro painel do evento, “Produção e Consumo Sustentável”. Desde 1991 Samyra  acompanha e promove o tema “Produção e Consumo Sustentável”, e segundo Samyra,  os brasileiros estão cada vez mais conscientes sobre a importância do meio ambiente. A pesquisa “O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável”, mostrou que a consciência ambiental no país quadruplicou.

Sebrae, Korin, Sítio do Moinho, Pão de Açucar, Itaipu, rede Organics Net  estão entre os expositores que  trarão novidades para o público visitante. A agricultura do Estado do Rio de Janeiro terá espaço próprio para divulgar seus produtos orgânicos e os produtos da agroindústria fluminense que vão desde sucos naturais a geléias e queijos artesanais.

Restaurantes do SindRio participarão das “Rodadas de Negócios Green Rio” através de parceria firmada entre Planeta Orgânico e SIndRio, o qual também estará presente com estande próprio no evento. A EcoChef Teresa Corção, atual Diretora de Sustentabilidade do SIndRio, será palestrante no Green Rio com o tema “Restaurante Sustentável”.
GESTÃO EFICIENTE E SUSTENTÁVEL DA ÁGUA

O ano 2013 foi declarado pela UNESCO como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O painel sobre Gestão Eficiente e Sustentável da Água contará com a participação de Itaipu, UNESCO, Rio Rural e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

O programa “Cultivando Água Boa”, considerado internacionalmente uma referência como proposta de educação ambiental e inserção social, será apresentado pelo Coordenador Geral de Itaipu, Nelton Friedrich.

Luis Henrique Lima, Coordenador de Meio Ambiente na representação da UNESCO no Brasil destacará a iniciativa de UNESCO em promover,  mundialmente 2013,  o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro - RIO RURAL BIRD, aprovado pelo Banco Mundial em 2009, amplia as ações do Programa Rio Rural para todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. O RIO RURAL BIRD investirá US$79 milhões em ações sustentáveis em 270 microbacias hidrográficas de 59 municípios até 2015, sendo US$39,5 milhões investidos pelo Estado do Rio de Janeiro e a outra metade financiada pelo Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD).
O painel “GESTÃO EFICIENTE E SUSTENTÁVEL DA ÁGUA” contará com presença de Pérsio Marco Antônio Davison, Secretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

PASSAPORTE VERDE  E LEGADO DOS MEGA EVENTOS


Allan Milhomens, coordenador da campanha Passaporte Verde, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, estará presente no Green Rio para falar sobre esta campanha internacional que visa a estimular o turista a ser mais responsável e consumir de forma consciente nos destinos que visita.

Arnoldo de Campos,
Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social  e Claudio Langone, Coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, participarão do painel Mega Eventos e Legado. Yêddo Bittencourt, coordenador do programa Sebrae 2014 também estará presente no painel que discutirá o Legado que os Mega Eventos deixarão para o país, já a partir da Copa das Confederações que acontece em julho próximo.

SEBRAE PROMOVERÁ DESDE TURISMO SUSTENTÁVEL A ECONOMIA CRIATIVA

Patrocinador do evento, o Sebrae estará presente nas palestras e como expositor no Green Rio. O estande institucional do Sebrae trará casos de sucesso de inciativas que envolvem desde Turismo Sustentável a Economia Criativa, assim como o programa Sebrae 2014 sobre o qual Yêddo Bittencourt fará uma apresentação.
  LEGADO DOS MEGA EVENTOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O Estado do Rio de Janeiro vem se preparando estrategicamente para que os megaventos sejam catalisadores de inciativas de longo prazo. O Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior consumidor do Brasil e sua gastronomia e turismo são formadores de opinião. A valorização das vocações regionais do Estado do Rio de Janeiro serão incentivadas, como valor agregado de cada região. No Green Rio será apresentado como exemplo o Vale do Café, um território com elevadas potencialidades para o desenvolvimento de uma ação em rede, voltada para valorização da região.
DOCUMENTÁRIO  “BRASIL ORGÂNICO” SERÁ EXIBIDO NO GREEN RIO

O documentário Brasil Orgânico (58min, 2013), dirigido por Kátia Klock e Lícia Brancher, será exibido no Green Rio. O primeiro filme a tratar exclusivamente do cultivo sem veneno no país reúne iniciativas e histórias de pessoas que têm na produção de alimentos orgânicos uma ideologia de vida: do agricultor familiar ao grande produtor, do agrônomo ao nutricionista, do chef de cozinha ao empresário do mercado de alimentos.
Realizado pela Contraponto,  produtora de Florianópolis, Brasil Orgânico passeia pelas regiões apresentando a diversidade de culturas, paisagens e ecossistemas que compõem o país. O documentário provoca a reflexão sobre o que comemos, como desenvolvemos nossa produção alimentícia e as vantagens nutricionais e sociais da agricultura orgânica frente à convencional. A equipe viajou durante um ano orientando-se pelos biomas: Pantanal, Amazônia, Pampa, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.   CONTRIBUIÇÔES DE TURISMO, GASTRONOMIA E PARCERIAS PÚBLICAS E PRIVADAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DO MILÊNIO   Dia 05 de abril de 2013 o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, lembrou que faltam mil dias para alcançarmos a data prevista para o cumprimento dos Oito Objetivos do Milênio, criados no ano 2000. Líderes de diversos países reunidos na ONU concordaram em reduzir pela metade a pobreza, e a fome no mundo, lutar contra mudanças climáticas e doenças, e enfrentar os problemas de escassez da água, que estão entre os Objetivos do Milênio.

Ariane Janer da Ecobrasil, e Ana Carina Homa da Brastoa, falarão no Green Rio sobre o Turismo como indutor de boas práticas e, a EcoChef Teresa Corção, abordará a Gastronomia como formadora de opinião desde as compras sustentáveis ao comportamento do consumidor.

Arthur Cotrim, presidente da Actual Ventures, falará sobre possibilidades de contribuições das Parcerias Público Privadas – PPPs - para acelerar iniciativas de interesse da sociedade, associadas aos Objetivos do Miênio.
  GREEN RIO/ PLANETA ORGÂNICO

Fundada em 1985, com sede no Rio de Janeiro, a 2 A 2 Marketing & Eventos / Planeta Orgânico foi responsável por várias ações de marketing, entre elas o desenvolvimento do website www.planetaorganico.com.br, publicado na internet no ano 2000. Desde então, o Planeta Orgânico tornou-se uma das principais referências para informações sobre os setores orgânicos e sustentáveis no Brasil . De 2003 a 2010 Planeta Orgânico co-organizou, em parceria com Nuremberg Messe, as Feiras Biofach América Latina e ExpoSustentat e já realizou mais de 100 Seminários no Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos , na Dinamarca e na Alemanha.
  O Planeta Orgânico participou ativamente do desenvolvimento dos espaços de negócios chamados “ Sala Amazônia” (2005 e 2006), “Sala Andes-Amazônia” (2007 a 2009),” Sala Nordeste” (2006), “Sala Caatinga-Cerrado” (2007 a 2009), “Praça da Sociobiodiversidade” (2010). O Planeta Orgânico organizou os eventos “Rio Orgânico” e “MesaTur”, que promoveu a aproximação do turismo e da gastronomia com o setores orgânico e sustentável através de circuitos culturais e gastronômicos, aproximando hotéis e restaurantes de produtores rurais, com objetivo de incentivar uma relação sustentável de oferta e demanda. As informações e a rede de contatos  armazenadas ao longo de doze anos permitiram ao Planeta Orgânico desenvolver um banco de dados qualificado que permite o planejamento de ações estratégicas de acesso a mercado e prospecção de negócios e investidores. Em 2012 o Planeta Orgânico realizou a primeira edição do evento Green Rio no Centro de Convenções Bolsa do Rio, durante a Semana da Rio+20, que contou com a presença da Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello. A segunda edição do Green Rio será dias 8 e 9 de maio de 2013, no Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e conta com o patrocínio do Sebrae e apoio do Ministério do Meio Ambiente, PNUMA , CNC e Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro.   Para mais informações, por favor, contate: Galeria de Comunicações [email protected] 11-3803-8590/11-3672-0391/11-99645-3499 Luciana Juhas[email protected] Vanessa Fontes [email protected]

Endereço:

Espaço Tom Jobim - Jardim Botânico do Rio de Janeiro - - Rio de Janeiro
Rio de Janeiro