PPBio lança livro sobre sistema de monitoramento na Amazônia

Programa de Pesquisa em Biodiversidade disponibiliza publicação com base em 10 anos de experiência com sistema de levantamento biológico.

19 de junho de 2013 · 11 anos atrás
A capa do livro.

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), em parceria com o Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM), lançou o livro “Biodiversidade e Monitoramento Ambiental Integrado”, que conta a experiência de mais de uma década na implementação do sistema de monitoramento RAPELD na Amazônia brasileira.

O método RAPELD (Rapid Assessment Program junto com sítios de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração) é uma combinação de inventários rápidos com pesquisas ecológicas de longa duração. Esse método, que combina inventários de diversidade rápidos e eficientes com a obtenção de dados que podem ser utilizados em pesquisas de longa duração, foi desenvolvido para ser utilizado na Amazônia, a um custo relativamente baixo.

É a experiência de mais de 10 anos de aplicação dessa ferramenta que o livro se debruça. São respondidas as questões que levaram ao desenvolvimento do sistema, a inclusão da pesquisa no sistema social, a organização espacial e representações da diversidade biológica, o monitoramento ambiental e o gerenciamento de dados.

Ricamente ilustrado, escrito em linguagem simples e com 356 páginas, a publicação – assinada por 29 pesquisadores – conta com o prefácio de Stuart Pimm, e está disponível em português e inglês.

*Nota editada em 20/06/2013 às 17h04.