Notícias

Site Cerratinga reúne informações sobre a Caatinga e Cerrado

Página também traz dicas de culinária e de produtos tradicionais da região. A iniciativa é do Instituto Sociedade, População e Natureza.

Redação ((o))eco ·
31 de julho de 2013 · 11 anos atrás
Produtos do Cerrado e da Caatinga. Foto: DoDesign-s.
Produtos do Cerrado e da Caatinga. Foto: DoDesign-s.
 

O nome do portal Cerratinga é a junção das palavras Cerrado e Caatinga, biomas conhecidos como as “savanas brasileiras”. Não poderia ser outro, já que a ideia é reunir informações sobre ambos, fazendo a ponte entre consumidores e produtores locais com foco na preservação dos biomas e na valorização do comércio da região.

A iniciativa do site é do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), em parceira com a Cooperativa Central do Cerrado, com a ong Agendha (Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia) e com a Bodega de Produtos Sustentáveis do bioma Caatinga.

A página traz informações sobre o modo de vida dos grupos responsáveis pela conservação dos biomas, assim como sobre o uso dos recursos naturais da região. É possível conhecer também diversos produtos coletados pelas populações agroextrativistas: ao todo, o site apresenta 25 espécies de plantas do Cerrado e da Caatinga, além de apresentar dados sobre o mel de abelhas nativas. Outro destaque é a seção de culinária regional, focada em ingredientes da região, que já conta com 130 receitas.

O Cerratinga indica também os contatos dos produtores e redes de comercialização para que os produtos possam ser adquiridos diretamente da fonte. E disponibiliza para download publicações sobre a biodiversidade do Cerrado e da Caatinga.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2012

Por uma alimentação sustentável, variada e sem pressa

Movimento Slow Food cresce ao redor do mundo ensinando a valorização da produção local, do preparo e da variedade na hora de comer.

Notícias
17 de fevereiro de 2012

Cozinha da Amazônia: delícias que vão além do açaí

Como a gastronomia pode fazer com que os brasileiros conheçam melhor a Região Amazônica e aprenda a preservá-la

Reportagens
26 de maio de 2010

Passeio gastronômico pelo Cerrado

Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, participamos do Action Day, uma jornada pelos sabores dos frutos nativos do bioma esquecido pelos brasileiros.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Que ótima iniciativa! Temos que dar mais valor