Notícias

Tailandesa de 13 anos vence concurso de pinturas do PNUMA

Tendo como tema a água, a obra foi escolhida entre 700 mil trabalhos de 110 países. As inscrições para a edição de 2014 já estão abertas.

Redação ((o))eco ·
1 de agosto de 2013 · 11 anos atrás

A Terra retratada como o planeta das águas; como uma mão aparando a água que cai e de lá brota vida ou como uma comunidade feliz à beira de um rio. Através da pintura, crianças e adolescentes de 110 países retrataram como enxergam a água. O resultado do concurso do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) saiu na quarta-feira, 31 de junho.

A tailandesa Chiratchaya Kaeokamkong, de 13 anos, foi a vencedora global da 22ª edição do Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre Meio Ambiente, que reuniu 700 mil trabalhos de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos. A disputa tinha como tema “Água: a Fonte da Vida”, inspirado no Ano Internacional de Cooperação pela Água, celebrado em 2013.

“Escolhemos este tema para reforçar que a água não vem do filtro ou de garrafas de plástico compradas no supermercado. É um recurso natural fornecido por áreas verdes para rios e lagos. Os jovens artistas mostraram não só que compreendem o papel dos sistemas naturais de prover recursos cruciais, mas também o impacto quando florestas e outros ambientes são degradados”, afirma o Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

Wesley Gong, dos Estados Unidos, ganhou o segundo lugar na disputa. Além dos 2 primeiros colocados, que receberam um prêmio em dinheiro – o primeiro recebeu 2 mil dólares e o segundo mil dólares – há 6 ganhadores regionais: Jessica Qiu (Estados Unidos), Tina Doumit (Líbano), Juan Diaz (Colômbia), Ephraim Finapri (Nigéria), Nattamon Ninkham (Tailândia) e Yevheniia Zakharchuk (Ucrânia). Todos vão participar de uma viagem para a cerimônia de entrega, que será realizada em setembro em Nova York, junto ao prêmio ‘Campeões da Terra”, também promovido pelo PNUMA.

Vejam na galeria abaixo os trabalhos do 1º e 2º lugares, e os vencedores regionais:

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas

Ao todo, 65 pinturas foram selecionados. Os que ficaram em 3º, 4º e 5º lugar receberão um diploma de participação do PNUMA. Quatro crianças ficaram em 3º lugar, nove em 4º e quarenta e cinco em 5º. A galeria com todos os trabalhos vencedores pode ser vista na página oficial do PNUMA, em inglês.

Inscrições abertas para a 23ª edição

As inscrições para a edição de 2014 já estão abertas. O tema será o combate ao desperdício de alimentos, como parte da campanha Pensar.Comer.Conservar, promovida em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

As informações gerais sobre o concurso estão disponíveis em inglês aqui. Em breve, a forma de inscrição no Brasil estará disponível na página da Bayer Brasil.

Leia também

Reportagens
30 de março de 2009

Água: cooperação sem guerras

Citados como motivo de futuros conflitos, recursos hídricos são base para cooperação entre países. Rio da Prata é exemplo de bom relacionamento com vizinhos.

Notícias
12 de dezembro de 2011

Os melhores desenhos infantis sobre a Mata Atlântica

Em sua segunda edição, concurso da SOS Mata Atlântica teve participação de 2.711 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos.

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.