Notícias

PM fecha clube que funcionava dentro do Jardim Botânico

Reintegração foi marcada por protesto dos moradores do Horto, no Rio de Janeiro. A confusão fechou o Jardim Botânico nessa segunda.

Redação ((o))eco ·
5 de maio de 2014 · 10 anos atrás

Foto:
Foto:

“O Horto unido jamais será vencidos”. Com essa frase de ordem, moradores do Horto resistiram durante horas à reintegração de posse do Clube Caxinguelê, que funciona desde a década de 60 no local. O trânsito foi fechado nas principais vias de acesso e o Jardim Botânico não abriu para visitas nesta segunda-feira, 5 de maio.

O fechamento do clube marca o início do cumprimento judicial de uma batalha legal que durou mais de 20 anos e acabou por decidir que cerca de 520 famílias deverão ser removidas de áreas que pertencem ao Jardim Botânico. A desocupação do clube já havia sido determinada pela Justiça em 2013, mas só agora aconteceu, mesmo assim com conflitos.

Cerca de 50 pessoas ocuparam a sede do clube. A polícia usou gás de pimenta para dispersar a multidão. De acordo com o site G1, 3 pessoas ficaram feridas e 2 passaram mal após a ação de reintegração.

De acordo com nota divulgada pelo Jardim Botânico, o clube está dentro do arboreto (coleção de plantas) tombado pelo IPHAN, próximo a um dos monumentos históricos mais importantes do Jardim, o Aqueduto da Levada, construído em 1853, e que tinha a função de trazer até a cidade as águas abundantes que advinham do Maciço da Tijuca.

Ainda de acordo com a nota, Samyra Crespo, presidente do Instituto Jardim Botânico, afirmou que desde abril, a “União não só passou oficialmente as terras ao Jardim Botânico, como encaminhou este reconhecimento para registro em cartório”.

Segundo a nota, o clube Caxinguelê “é parte dessa ação de reintegração” e que as atividades do clube “com eventos esportivos, festas e iluminação forte à noite não se coadunam com a natureza nem missão do Instituto”.

Entenda o caso

Após 20 anos de litígio, a União reconheceu o novo perímetro do Jardim Botânico, e determinou a remoção de 525 famílias do terreno. A decisão poupou 110 famílias que vivem na estrada Dona Castorina, área considerada fora dos limites do parque. Elas não serão removidas.

A Associação de Moradores do Horto luta na Justiça pela permanência dos moradores. Uma reunião marcada para às 19h desta segunda-feira discutirá novas estratégias para resistir a futuras remoções.

 

 

Leia Também
Famílias serão removidas do Jardim Botânico, decide Izabella
Troca de comando no Jardim Botânico: sai Liszt, entra Crespo
Movimento contra invasões dá abraço simbólico no Jardim Botânico

 

 

 

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.