Notícias

Imazon: desmatamento despenca em fevereiro e março

Tendência de queda continua, mas ainda é cedo para saber se a diminuição se confirmará, pois há excesso de nuvens na região Amazônica.

Daniele Bragança · Rafael Ferreira ·
22 de abril de 2014 · 10 anos atrás
Operação Commodities, do Ibama, monitora o descumprimento de embargo de áreas desmatadas ilegalmente no Mato Grosso. Foto: Nicélio Silva/Ascom Ibama.
Operação Commodities, do Ibama, monitora o descumprimento de embargo de áreas desmatadas ilegalmente no Mato Grosso. Foto: Nicélio Silva/Ascom Ibama.

Os alertas mensais de desmatamento na Amazônia continuam apontando para uma redução do desmatamento, segundo números divulgados na semana passada pelo Imazon. Em março, foram detectados 20 quilômetros quadrados de desmate, uma redução de 75% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o desmatamento somou 79 km². Uma redução um pouco maior, de 77%, também foi verificada em fevereiro, quando foram registrados 11 km² de alertas de desmatamento.

Entretanto, as nuvens no meio do caminho, entre o satélite que fica de olho na mudança da floresta amazônica brasileira e o solo, prejudicam o sensoriamento remoto. Elas escondem queimadas e desmatamentos e é exatamente por isso que os bons números apresentados no Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon devem ser olhados com cuidado. Apenas 31% da área florestal na Amazônia pôde ser monitorada em fevereiro. Esse número sobiu um pouco em março, com 42% da área visível para o satélite.

Seguindo esse cenário, o desmatamento acumulado entre agosto de 2013 a março de 2014 caiu 61%, em comparação com o mesmo período no ano anterior (o ano-calendário do desmatamento começa em agosto e termina em julho seguinte). Foram desmatados 560 km² desde agosto. Entre agosto e março do período passado, o desmatamento somou 1.430 km².

Veja no mapa do InfoAmazonia

 

Saiba Mais
Boletim do Desmatamento do SAD – Fevereiro e Março 2014 – PDF produzido pelo Imazon

Leia Também
Desmatamento dispara em janeiro, mas mantêm tendência anual de queda
Conservação para o Banco Mundial Ver
Estudo mostra que redução de área protegida favorece desmatamento

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.