Reportagens

ONU aponta desafio no uso da água na agricultura

Durante Semana Mundial da Água, Nações Unidas mostram que alimentar população global vai exigir aumento de produtividade e conservação de ecossistemas.

Gustavo Faleiros ·
29 de agosto de 2011 · 13 anos atrás
Plantações de soja e grãos na região de Perdizes (MG). Agricultura irrigada permitiu grandes ganhos de produtividade, mas impõe desafio sobre como evitar a escassez de água. Foto: NASA.

Estocolmo – Como aumentar a produção de alimentos em um mundo em que a água se torna cada vez mais escassa? Essa foi a pergunta que dominou a 21ª Semana Mundial da Água, terminada na última sexta (dia 26) na cidade de Estocolmo, na Suécia. O documento final do evento, que será enviado à secretaria-executiva da Rio+20 – a Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano marcada para 2012 –, sugere que os governos devem assumir meta de aumentar em 20% a eficiência no uso da água na agricultura.

O setor agropecuário é o maior consumidor de água em todo planeta. Enquanto o uso doméstico responde por aproximadamente 10%, a produção de alimentos, através de irrigação, drena 70% da água doce existente (o restante é consumido na indústria). O crescimento das áreas irrigadas, por outro lado, foi um dos principais fatores que garantiram o suprimento de alimentos em décadas de explosão demográfica. Nos últimos 50 anos, a população global dobrou de tamanho, enquanto o total áreas ocupadas pela agricultura cresceu apenas 12% – revelando o enorme ganho de produtividade.

“O setor agropecuário é o maior consumidor de água em todo planeta. A produção de alimentos, através de irrigação, drena 70% da água doce existente.”.

Entretanto, mesmo com o avanço da tecnologia agrícola, o cenário para as próximas décadas representa um enorme desafio, demonstrou em Estocolmo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). De acordo com as últimas projeções, até 2050, a população mundial deverá alcançar 9 bilhões de habitantes (hoje somos 7 bilhões) e com isso, a demanda por alimentos, subir 70%.

No atual modelo de produção, onde as áreas irrigadas têm grande importância, o consumo de água cresceria 55% para suprir a demanda de alimentos. Se isso de fato ocorrer, a demanda global por água pode ser maior do que a oferta em apenas 20 anos.

O diretor do programa de Recursos Naturais da FAO, Alexander Müller, explica que dois fatores ainda tornam a relação água e agricultura mais complicada no futuro próximo.

O primeiro deles é o crescimento do consumo de proteína animal nos países em desenvolvimento. Economias emergentes, como Brasil e a China consomem mais carne ao passo que se tornam mais prósperas. A produção de carne é uma das atividades mais intensivas no uso de água. Para se ter um quilo de carne de vaca,  por exemplo, são necessários 15 mil litros de água.

O outro problema apontado por Müller é a competição pelo uso da água entre a agricultura e a energia. Biocombustíveis estão sendo produzidos não só no Brasil, mas também na África e na Ásia, além da grande produção nos EUA. “Quando discutimos como alimentar o mundo, temos que olhar todos os aspectos: 100 quilos de cereais alimentam uma pessoa por um ano inteiro, mas produzem combustível para encher um tanque” frisa Müller.

Ecossistemas saudáveis

Durante a Semana Mundial da Água, um dos pontos discutidos foi a necessidade de se intererromper a perda de ecossistemas importantes para a manutenção do ciclo hidrológico no planeta. De acordo com relatório “Ecossistemas para a Água e a Segurança Alimentar”, lançado durante o encontro em Estocolmo, investimentos em conservação de nascentes e áreas úmidas ao redor do mundo podem ser mais efetivos, além de mais baratos, do que colocar dinheiro em infra-estruturas tradicionais, como barragens e canais de transposição.

O instrumento defendido pela ONU para se aumentar investimentos em proteção de mananciais são os chamados pagamentos por serviços ambientais. Embora muito falados, são poucos os exemplos em que o instrumento já está implementado. Na prática, pagamentos por serviços ambientais são compensações a proprietários de terra que conservam nascentes e outras fontes essenciais para o suprimento de água.

“Sistemas agrícolas que respeitam os ecossistemas não apenas provêm comida, fribra e produtos animas, eles também geram serviços como mitigação de enchentes, recarga de aquíferos, controle de erosão e são habitats para plantas, aves, peixes e outras espécies”, disse o chefe do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, Achim Steiner.

A novidade do relatório lançado em Estocolmo é que ele não apenas defende a conservação dos ambientes intocados (“pristinos” na linguagem do documento), mas pede mais estudos sobre culturas ou práticas agrícolas que mais contribuem para o ciclo hidrológico. Sistemas agroflorestais, por exemplo, contribuiriam para a infiltração de água no solo, uma vez que a cobertura de árvores convive com espécies de alimentos ou rebanhos de animais.

Brasil pode ser exemplo, diz australiano

Mike Young. Foto: Divulgação.

No momento em que a discussão sobre as mudanças no Código Florestal esquenta no Senado, novos relatórios da ONU lançados durante a Semana Mundial da Água sustentam que a conservação de ecossistemas e investimentos em reflorestamento serão essenciais para garantir a segurança alimentar mundial.

Autor do capítulo sobre Água e Economia Verde , no compêndio que é preparado pela ONU para a Rio+20, a reunião sobre desenvolvimento sustentável que ocorre no Brasil no ano que vem, o australiano Mike Young, professor do Instituto de Meio Ambiente da Universidade de Adelaide, acha que o Brasil pode ser um laboratório sobre como produzir alimentos de maneira sustentável.

“Nossos estudos mostram que um país como o Brasil terá crescimento mais rápido se conservar seus recursos naturais”, ele disse em entrevista ((o))eco. Segundo ele, a tendência global é incluir o preço de commodities naturais, entre elas a água, nas negociações internacionais. Neste caso a vantagem para o Brasil seria imediata, acredita Young. Clique para ler o capítulo sobre Água e Economia Verde.

*O repórter viajou a convite da organização da Semana Mundial da Água.

Saiba Mais
Semana Mundial da Água
Entrevista com Alexander Müller sobre segurança alimentar e água
Relatório “Ecossistemas para Água e Segurança Alimentar”

Leia Também
Pegada Hídrica da Humanidade
Conheça a pegada hídrica do Brasil 
Água virtual: o impacto do comércio 

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.