Salada Verde

Câmara cria comissão para analisar PEC das terras indígenas

PEC transfere para o Legislativo demarcação de Terras Indígenas, Terras Quilombolas e criação de Unidades de Conservação Federais.

Redação ((o))eco ·
11 de setembro de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

Centenas de índios invadiram o plenário da Câmara dos Deputados e tomaram as cadeiras dos parlamentares, em protesto contra a criação de uma comissão especial para analisar a PEC 215, em abril. Foto: Valter Campanato/ABr.
Centenas de índios invadiram o plenário da Câmara dos Deputados e tomaram as cadeiras dos parlamentares, em protesto contra a criação de uma comissão especial para analisar a PEC 215, em abril. Foto: Valter Campanato/ABr.

 

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), formalizou ontem à noite (10) a criação da Comissão Especial que analisará a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que transfere ao Congresso a competência sobre demarcação de Terras Indígenas, Terras Quilombolas e criação de Unidades de Conservação. A prerrogativa sobre demarcação e criação de áreas protegidas é do Executivo. Os ocupantes da comissão especial agora criada ainda serão indicados pelos líderes dos partidos.

A PEC 215 foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no dia 21 de março de 2012. Após a votação, foi encaminhada para votação no plenário da Câmara, mas o deputado João Campos (PSDB-GO) entrou com pedido de instalação de uma comissão especial para analisar o tema. A comissão foi criada no dia 11 de abril desse ano, mas não chegou a entrar em vigor, pois os índios conseguiram evitar a nomeação dos ocupantes da comissão.

Convocados pela Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, mais de 300 índios lotaram o plenário da Comissão de Constituição e Justiça em ato contra a instalação da comissão especial. Afirmaram que não deixariam o local até que a comissão especial saísse da pauta.

Henrique Alves fez um pedido aos líderes dos partidos para não indicar os membros da comissão especial e a matéria ficou parada. Ficou assim até os ruralistas cobrarem de Alves o andamento da comissão. A aprovação da PEC 215 foi promessa de campanha de Henrique Alves, quando se candidatou (e ganhou) a presidência da casa.

A PEC 215 é uma reivindicação antiga do grupo, foi apresentada em 2000 pelo Deputado Almir Sá (PPB-RR). Os ruralistas apoiaram a eleição de Alves esperançosos que projetos caros aos seus interesses fossem agilizados.

Alvo de críticas de setores ligados aos direitos dos índios e ambientalistas, a tramitação da PEC também foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). A Frente de Apoio aos Povos Indígenas entrou com Mandado de Segurança (MS) para suspender a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215. O Ministro Luís Roberto Barroso é o relator do caso.

 

Leia Também
Índios protestam e Congresso adia comissão sobre PEC 215
PEC das terras indígenas aprovada ontem também atinge UCs
Deputados fiscalizam demarcação de terras indígenas

 

 

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.