Salada Verde

Por redução de desmatamento, ministra receberá prêmio na ONU

Izabella Teixeira será agraciada com o prêmio “Campeões da Terra”, do PNUMA. A cerimônia será realizada na próxima quarta, em Nova York.

Redação ((o))eco ·
16 de setembro de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

Ministra Izabela Teixeira receberá o prêmio “Campeões da Terra”. Em cima, ela está ao lado de Denise Hamú, representante do PNUMA no Brasil. Elza Fiúza/ABr.
Ministra Izabela Teixeira receberá o prêmio “Campeões da Terra”. Em cima, ela está ao lado de Denise Hamú, representante do PNUMA no Brasil. Elza Fiúza/ABr.

A ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, foi escolhida para receber o mais importante prêmio ambiental das Nações Unidas: o Campeões da Terra. A cerimônia será realizada na próxima quarta-feira (18), em Nova York e irá homenageá-la pelo trabalho na manutenção na queda anual de desmatamento na Amazônia Legal.

O resultado da premiação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) foi divulgado na última quinta-feira (12). O prêmio existe desde 2005 e é destinado a líderes de governo, da sociedade civil e do setor privado que tiveram atuação ambiental destacável. Segundo a ONU, 59 pessoas e organizações já foram homenageadas. Izabella será condecorada na categoria Liderança Política.

“Este prêmio é um reconhecimento a uma carreira de 30 anos como analista ambiental e a toda uma geração de analistas ambientais que também está fazendo a diferença. A área ambiental tem temas muito complexos de negociação. Ninguém discorda que é preciso ter um planeta mais limpo, sem poluição e sem desmatamento ilegal, mas na hora de construir as soluções para resolver os problemas é um processo muito complexo”, afirma Izabella, em discurso de agradecimento registrado pela Agência Brasil.

O desmatamento na Amazônia Legal vem caindo desde 2005. Em 2012 atingiu o menor valor histórico do desmatamento na Amazônia Legal desde que a região começou a ser monitorada pelo INPE, em 1988.

Quando saíram as estimativas do Prodes, em novembro do ano passado, os negociadores brasileiros no Qatar, durante a COP 18, foram aplaudidos de pé. Em maio, os dados consolidados abaixaram ainda mais o desmatamento, menor que 5 mil km², uma marca considerada irreal há 8 anos, quando o desmatamento atingiu 19 mil km² na Amazônia.

Esta é a segunda vez que um ministro brasileiro ganha o prêmio. Em 2007, a então ministra Marina Silva também foi contemplada.  

 

Leia Também

Dia do Índio: Almir Suruí, eleito herói da floresta pela ONU
Confirmado o menor desmatamento da história na Amazônia
Ministério do Meio Ambiente ganha 952 mil hectares para preservar

 

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.