5 AÇÕES  PARA COMBATER AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Se você já lê ((o))eco, meio caminho já está andado. Isso porque estar bem informado é fundamental para sabermos como as mudanças climáticas estão acontecendo ao redor do mundo. A partir daí, é possível pensar ações comunitárias para o combate desse que promete ser um dos maiores problemas ambientais do século XXI.

1

Mantenha-se informado

Um dos maiores causadores das mudanças climáticas é a emissão de gases poluentes por parte do agronegócio. Saber de onde vem a carne que você consome, por exemplo, é fundamental para não consumir alimentos que são produzidos em áreas de desmatamento ilegal.

2      

Consuma alimentos que você conheça a origem da cadeia de produção

3

Prefira consumir de pequenos agricultores

Quanto mais próximo você está do alimento que você consome, mais você está incentivando práticas que visam a proteção do ecossistema. Prefira alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos e que são produzidos por pequenos agricultores, pois aí você incentiva uma cadeia alimentar mais saudável e menos poluente.

4

Cobre!

Você lembra da frase que o consumidor tem sempre a razão? Pois é. Você tem poder de reclamar e cobrar das marcas que você consome uma responsabilidade com o meio ambiente. Além disso, nossos políticos têm papel insubstituível nessa hora. Eles são a nossa representação no Congresso.

5

Saiba que o problema é global

Apesar de podermos economizar água, evitar alimentos provenientes de áreas de desmatamento ilegal e reciclarmos o nosso lixo, as ações de combate as mudanças climáticas são de nível global. É preciso que exista uma conscientização de todos os países para que se lute contra esse problema, não apenas com ações individualistas.

ROTEIRO EDIÇÃO Milena Giacomini FOTOGRAFIA Carl de Souza/AFP Jorge Guerrero/AFP Daniel Leal/AFP Evaristo Sá/AFP