Parque Nacional da Serra dos Órgãos
RIO DE JANEIRO
O parque guarda a maior queda d’água do país, a Cachoeira da Neblina, com impressionantes 450 metros de altura. A cachoeira está localizada nas nascentes do Rio Soberbo, na parte alta do maciço da Serra do Órgãos, entre os municípios de Teresópolis e Petrópolis.
Parque Nacional do Monte roraima
RORAIMA
A segunda e a terceira mais altas quedas d’água estão no sopé do gigante de 2.875 metros de altura que é o Monte Roraima: ali estão a Nascente Norte do Rio Cotingo, com 375 metros de altura, e a Nascente Sul do Rio Cotingo, com 365 metros.
Parque ESTADUAL SERRA DO ARACÁ
AMAZONAS
Cachoeira do El Dorado é a quarta queda d’água mais alta do país, com mais de 352 metros de altura. Ela está localizada em um pequeno cânion na Serra do Aracá, município de Barcelos, extremo norte do estado.
parque nacional da chapada diamantina
BAHIA
Com 360 metros de altura, a Cachoeira da Fumaça é um dos principais atrativos da Chapada Diamantina. Localizada no Vale do Capão, a quinta maior queda d’água do país recebeu esse nome porque, dada a sua altura, a água evapora-se antes de atingir o solo, como se fosse fumaça.
parque nacional de aparados da serra
RIO GRANDE DO SUL
Um dos grandes atrativos do parque, os 700 metros de profundidade do Cânion Itaimbezinho abrigam a Cachoeira Véu de Noiva, a sexta entre as maiores quedas d’água em áreas protegidas, com 298 metros de altura.
REPORTAGEM Rafael Ferreira
EDIÇÃO Milena Giacomini
ROTEIRO Bruna Martins