5 parques  em que a natureza é acessível a todos

+

Parque Nacional de Ubajara, Ceará

FOTO: WIKIMEDIA COMMOMS

A trilha Ibiapaba permite acesso total de pessoas com dificuldades de locomoção, garantindo que todos possam desfrutar das belezas da Caatinga preservadas dentro do parque. Além disso, a entrada no parque é gratuita, sendo acessível também aos bolsos!

FOTO: WIKIMEDIA

CHAPADA DOS VEADEIROS, GOIÁS

FOTO: LEONARDO BORGES

A trilha suspensa que leva às Corredeiras, atrativo onde é possível se banhar nas águas do Rio Preto, conta com total acessibilidade a pessoas com dificuldades de mobilidade. Para facilitar mais o acesso, os visitantes que se enquadrarem no Estatuto da Pessoa com Deficiência poderão entrar no parque com carro próprio (4×4) até o início da trilha.

FOTO: WIKIMEDIA

Parque Natural Municipal da Catacumba, rio de Janeiro

FOTO: ROGRIGO SOLDON

Possui um percurso acessível para deficientes e também para pessoas com carrinhos de bebê. Recurso partiu de solicitações dos visitantes para facilitar o desfrute desse cartão-postal carioca.

FOTO: DUDA MENEGASSI

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Pernambuco

FOTO: BRUNO MELO

As praias do parque contam com cadeiras de rodas anfíbias – capazes de andar tanto na areia quanto entrar na água – e com uma esteira de 30 metros que permite acesso dos visitantes ao mar da baía do Sueste. Banheiros adaptados e profissionais treinados à disposição dos visitantes para auxiliá-los durante o banho.

FOTO: ana grillo

Parque Nacional da Tijuca,  Rio de Janeiro

FOTO: PETERSON DE ALMEIDA

A trilha “Caminho Dom Pedro Augusto” é adaptada para pessoas com deficiências físicas. Localizada no Setor A do parque, na Floresta da Tijuca, ela mais larga do que as trilhas convencionais, permitindo o acesso de cadeiras de rodas.

FOTO: plinio marcos leal dos santos

+

REPORTAGEM Duda Menegassi EDIÇÃO Milena Giacomini