5 parques que protegem sítios arqueológicos

&

White Scribbled Underline

Wikimedia

Parque Estadual da Cerca Grande

Green Location Pin

Minas Gerais

Localizada no município de Matozinhos, a unidade de conservação está situada em uma região cárstica – isto é, caracterizada pela paisagem rochosa esburacada com drenagem subterrânea – que é considerada não só o berço da arqueologia, mas também da paleontologia e espeleologia brasileira.

Parque Estadual da Serra da Capivara

Green Location Pin

Piauí

Reconhecido mundialmente como Patrimônio Mundial, Cultural e Natural pela UNESCO em 1991, o parque, localizado no sudeste do Piauí, preserva cerca de 400 sítios arqueológicos, a maioria deles com pinturas rupestres que remontam ao passado distante do homem.

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Green Location Pin

Minas Gerais

Bruno Rega de Oliveira

Dentro da unidade foram catalogados mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres. O parque está aberto à visitação para quem quiser fazer um passeio pela natureza e pela pré-história brasileira.

Wikimedia

Parque Estadual da Pedra da Boca

Green Location Pin

Paraíba

Elaine Paiva

Em suas cavernas e grutas, pinturas rupestres colorem as paredes de rocha com hieróglifos, conhecidos como “Tradição nordeste”. Estes desenhos são atribuídos às tribos indígenas que viviam na região, pertencentes à nação dos Tapuia.

Wikimedia

Parque Nacional de Sete Cidades

Green Location Pin

Piauí

Wikimedia

No parque já foram registrados mais de 40 sítios reconhecidos pelo IPHAN. Eles guardam vestígios da pré-história brasileira, datados com mais de 190 milhões de anos. As pinturas rupestres e o cenário construído pelas formações rochosas do parque levam os visitantes a uma viagem pelo passado.

&

Roteiro Bruna Martins

Edição Milena Giacomini

Edição Rafael Ferreira