8 Parques brasileiros para praticar ecoturismo

Seta rabiscada

+

Parque Estadual da Serra do Mar, São Paulo

Foto: Heris Rocha

É considerado o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil. São 332 mil hectares espalhados por mais de 20 municípios do estado de São Paulo. Praias, cachoeiras, trilhas, rios, mangues, montanhas e mirantes estão no roteiro de belezas cênicas.

Foto: Deyves Martins

Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas

Foto: Google

Localizado a menos de 200 km de Manaus, essa é uma das opções mais acessíveis para quem quer conhecer a riqueza da Floresta Amazônica. Seus 340 mil hectares abrangem cenários que variam de acordo com a época do ano e os níveis dos rios: de praias fluviais a florestas inundadas.

Foto: Dolvane Machado

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Minas Gerais

Foto: Bruno Rega de Olvieira

O maior destaque do parque são as cavernas majestosas que existem por lá. No total são mais de 140 dentro da área do parque. Entre elas está a Gruta do Janelão, com 100 metros de altura, que guarda a maior estalactite do mundo, apelidada de Perna da Bailarina, com 28 metros.

Foto: Maria Cristina Sakai

Parque Nacional das Emas, Goiás

Foto: Emanuel de Jesus Caldeira

O parque é uma excelente opção para os observadores de aves. Além das emas que, como o próprio nome indica, são protagonistas por lá, ocorrem na área protegida diversas espécies ameaçadas como o galito e a águia-cinzenta.

Foto: Rafaela Vendrametto 

Parque Estadual do Jalapão, Tocantins

Foto: Edesio Tolentino

O Parque Estadual do Jalapão é uma grande colcha de retalhos de biomas onde o Cerrado encontra com a Amazônia e com a Caatinga. O resultado é uma riqueza de ambientes e ecossistemas que fazem do Jalapão uma verdadeira joia de biodiversidade.

Foto: David Andrade

Parque Nacional de Aparados da Serra, Rio Grande do Sul

Foto: Carla Cassi

Foto: Anderson Melo

Localizado na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o parque é o lar de impressionantes cânions emoldurados por araucárias. O destino mais famoso é o Cânion Itaimbezinho, cujos 700 metros de profundidade tiveram origem durante o processo de formação dos continentes.

Parque Nacional Marinho de Abrolhos, Bahia

Foto: Izabel Reigada

O parque equivale a uma área de mais de 90 mil hectares em alto mar. Para visitar as cinco ilhas do arquipélago é preciso pegar um barco em Caravelas, cidade no litoral sul baiano. Abrolhos é um dos refúgios mais importantes de proteção ao bioma marinho e abriga grandes recifes e bancos de corais.

Foto: Sabrina de Saturno

Parque Nacional do Catimbau, Pernambuco

Foto: Juliano Ricardo

Foto: Guilherme Jófili

A cerca de 300 km de Recife, o parque abriga um rico patrimônio natural e histórico. Isso porque um dos destaques por lá são os sítios arqueológicos e as pinturas rupestres que datam de até 6 mil anos atrás.

REPORTAGEM Duda Menegassi EDIÇÃO Milena Giacomini

+