A FLORA NA MÚSICA BRASILEIRA

'As árvores e a música brasileira', livro de Ricardo Viani, professor do IPEF, nasceu a partir da ideia de “retratar 20 a 30 espécies de árvores para as quais as músicas são bem conhecidas.”

"Há canções falando de árvores em praticamente todos os gêneros musicais. No entanto, é notável o predomínio de alguns gêneros nessa lista, seja porque sua origem tem uma maior conexão com a natureza ou porque estão no ambiente rural, no qual árvores estão mais próximas física e culturalmente das pessoas.”, escreve o professor.

Epíteto de fabulação, filosofia, o neologismo “caetanear” se fez presente no processo criativo de músicos e letristas, que incorporaram em suas produções frutos em letras.

Araçás, jacarandás, açaís e cajus marcaram composições desde o século passado, quando a letra da canção tinha ecoava o cotidiano e as memórias de artistas e letristas vindos, sobretudo, de regiões rurais.

Açaí, hit composto por Djavan em 1982, é um exemplo conhecido que elevou a flora a status pop

Tão recorrente nos glossários musicais, o fruto caiu nas graças de gerações de artistas – provavelmente inspirados pela “caetaneada” de Djavan.

Reportagem Matheus Lopes Quirino

Edição webstory Gabriela Güllich

Imagens: Karime Xavier/Folhapress, Duda Menegassi, João Vicente/Flickr, Tsaorin/WikimediaCC, Railson Wallace