vida livre

A reprodução da onça-pintada

Quantos filhotes uma onça-pintada pode ter durante a vida? Existe uma idade reprodutiva para a espécie? Qual o intervalo entre um parto e outro? E quais suas estratégias de acasalamento?

Essas são algumas das perguntas que acabam de ser respondidas por pesquisadores que estudaram por quase uma década uma grande população do felino no Pantanal.

Os dados foram publicados neste mês e revelam que onças-pintadas podem ter em média oito filhotes durante a vida, com um intervalo médio entre partos de quase dois anos.

O artigo também relata o uso do acasalamento sem fins reprodutivos como uma possível estratégia de proteção à prole contra a prática de infanticídio – morte de filhotes por machos adultos.

“A hipótese mais forte é a de que realmente isso sirva para evitar que o infanticídio aconteça”, argumenta o biólogo Edu Fragoso, primeiro autor do estudo e coordenador científico do Onçafari.

No Pantanal, constatou-se que a idade média dos filhotes durante o desgarre foi de um ano e meio, assim como ocorre para a maioria dos grandes felinos.

Entre os machos, todos deixaram a área em que nasceram depois da independência – o que evita a endogamia. Já entre as fêmeas, a maioria continuou na área adjacente à mãe.

REPORTAGEM Michal Esquer FOTOGRAFIA Edu Fragoso EDIÇÃO Milena Giacomini