Baía de Chacororé  e a vida no Pantanal matogrossense

A Baía de Chacororé, no município de Barão de Melgaço (MT), é um berçário de peixes que tem sofrido com a intensa ação humana e a mudança do clima, fatores que favorecem a seca do lugar.

A baía, que já teve 6.271 hectares inundados, chegou a perder mais da metade de sua área nos últimos 2 anos. Vários pontos que antes eram cobertos por água agora estão com uma extensa vegetação que obstrui os canais que levam à baía.

“A baía tá secando. O peixe tá acabando. O Pantanal precisa de água. A pouca água que tem não dá pro peixe criar mais”, afirma Jean Claro de Anunciação, de 44 anos, que cresceu à beira do Rio Cuiabá.

Uma nota técnica lançada em Agosto de 2021 aponta fatores que estão afetando a baía: 

1) a extrema seca que castigou o Pantanal nos últimos dois anos;

3) a obstrução do fluxo de água na Rodovia Estadual MT-040;

2) o assoreamento da área úmida dos ribeirões Cupim e Água Branca;

4) a construção de aterros, barragens, drenos e diques em diversas propriedades particulares

A nota técnica ainda descreve outras situações graves, entre elas alterações na qualidade da água e na vazão do Rio Cuiabá relacionadas à dinâmica de operação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Manso.

A pesquisadora Dra. Carolina Joana da Silva explica que a causa é um conjunto de fatores: “está relacionado à mudança climática; à mudança da interação da floresta amazônica com o Pantanal e têm as interferências locais. Essa interação global, regional e local fizeram a baía secar desta forma”.

A seca nas baías significa perda da biodiversidade. “Esse avanço dos ambientes mais úmidos para seca já está sendo uma tendência. E ela não é só no volume da água ou na extensão da inundação, mas, também, na substituição de determinados grupos de plantas por outros grupos”, explica a professora.

A fim de apresentar soluções para uma das principais causas que têm influenciado na seca das baías, foi criada uma frente para discutir as hidrelétricas no rio Cuiabá.

Em julho de 2021, a Justiça determinou a suspensão imediata da análise e aprovação de processos de licenciamento ambiental e da emissão de outorgas para operação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH/UHE) ao longo do Rio Cuiabá.

A Justiça também determinou que o Estado apresentasse um plano de ação de curto, médio e longo prazo para salvar a Chacororé e a baía vizinha que se conecta a ela, a Siá Mariana.

REPORTAGEM Leandro Barbosa FOTOS E VÍDEOS Gabriel Schlickmann EDIÇÃO Marcio Isensee e Sá 13 de Abril de 2022