BTS E ARMY: UMA UNIÃO PELO PLANETA

Fãs do grupo musical se inspiram nos artistas para realizar projetos em prol do meio ambiente

____

Armys, como são chamados os fãs do BTS, grupo musical sul coreano, têm ganhado destaque por seu engajamento em causas políticas e socioambientais.

O Army Help The Planet (AHTP), por exemplo, é uma organização brasileira sem fins lucrativos, que realiza ações em prol dessas causas. A inspiração deles? Os próprios ídolos.

Eles nos mostram que podemos ser aquilo que quisermos e que podemos fazer a diferença, através disso surgiu o Army Help The Planet e vários projetos que envolvem o nome do BTS com o propósito de mudanças. Eles utilizam a música para fazer o bem, e nos mostrar o bem do mundo, isso é incrível. - AHTP

Em 2020, quando o Pantanal batia recordes de queimadas, a organização realizou uma campanha emergencial de combate aos incêndios por meio da hashtag #ArmyHelpThePantanal.

Twitter

Com o apoio de 1.970 doadores, arrecadaram mais de 50 mil reais em 3 semanas, que foram direcionados ao Instituto Homem Pantaneiro. A campanha recebeu o prêmio da plataforma de crowdfunding “Benfeitoria”, na categoria ambiental.

Outra ação da organização foi o #ArmyHelpTheAmazon, em que o engajamento dos fãs ajudou a realizar o plantio de 400 árvores nativas em uma região de proteção transamazônica, na cidade de Altamira (PA).

Em Manaus (AM), foi realizado o #ArmyPlantingDay, onde 50 mudas de árvores nativas foram plantadas em parceria com a prefeitura.

Para Daniela Mazur, pesquisadora vinculada ao MidiÁsia da UFF (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea), essa movimentação dos fãs se dá pela busca por sentido como indivíduos políticos.

O é um indivíduo político que precisa se posicionar e se estruturar na sociedade e é nessas habilidades adquiridas dentro do fandom que eles se posicionam politicamente Os kpoppers possuem um conhecimento muito intenso de engajamento online, que fazem dar destaque e são estratégias usadas dentro do próprio fandom para que o grupo que elas são apaixonadas tenham mais impacto. - Daniele Mazur

Off-white Banner

Para o AHTP, a mobilização dos Armys é reflexo do que o BTS influencia através de suas mensagens positivas, além da busca por novos espaços dentro do próprio fandom.

_____

O BTS leva, através das suas músicas e em discursos, mensagens aos seus fãs, percepções de um mundo que podemos torná-lo melhor. Muitas vezes nos deparamos com situações que gostaríamos de contribuir para que houvesse uma diferença e que trouxesse mudanças boas ao mundo. Eles nos mostram que podemos fazer sim a diferença - Army Help The Planet

IMAGENS Arquivo AHTP Lawrence Wahba Marcio Isensee e Sá ROTEIRO E EDIÇÃO Bruna Martins