Cães e gatos: um perigo à biodiversidade? - Os bichinhos são ótimas companhias para os seres humanos, mas dentro de casa.

Quando cães e gatos vivem dentro de áreas naturais ou são criados soltos próximos a elas, são considerados espécies exóticas invasoras e podem se tornar um problema para conservação da fauna silvestre.

Eles são excelentes caçadores e quando acessam áreas naturais causam a morte de inúmeros animais, seja para alimentação ou apenas para diversão.

Estudos em unidades de conservação brasileiras apontaram que 37 espécies nativas são afetadas pela presença de cães, não apenas pela predação, mas também por competição e disseminação de doenças.

No Cerrado Brasileiro, por exemplo, pesquisadores observaram que o lobo-guará evita áreas onde cães domésticos estão presentes, diminuindo áreas de busca de alimento e abrigo.

Ações imediatas de prevenção dos impactos causados se fazem necessárias, além do controle desses animais. Tais medidas precisam ser adotadas tanto pelos tutores dos animais quanto pelo poder público.

Cães e gatos devem ser mantidos dentro dos limites de sua propriedade, deve-se passear com eles usando guias e impedir seu acesso a áreas naturais para evitar que haja contato com animais nativos.

Recomenda-se a castração para evitar o aumento de suas populações, além de serem vacinados e vermifugados para impedir transmissões de doenças.

Reportagem: Laise Orsi Becker, Leonardo Arthur Keller Neto e Micheli Ribeiro Luiz Imagem: Valerie (ucumari)/Flickr Roteiro e edição: Bruna Martins