De volta ao habitat: - Trinca-ferro é reintegrado à natureza no Parque Nacional da Tijuca.

No final de abril, a equipe do Refauna realizou a soltura dos primeiros três indivíduos de trinca-ferro no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Na ação, dois machos e uma fêmea foram reintegrados à natureza, no setor Floresta do parque, onde pesquisadores alertam para a baixa densidade populacional da espécie.

A soltura é parte de uma iniciativa de reforço populacional da ave no parque carioca. É a primeira soltura de muitas planejadas pela equipe do Refauna em parceria com o Parque Nacional da Tijuca.

Os recursos para o projeto dos trinca-ferros vieram de uma emenda parlamentar do deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), obtida em 2017.

Os trinca-ferros são pássaros muito cobiçados devido ao seu canto melodioso e seu comportamento territorialista. A espécie é uma das mais traficadas do país e a mais apreendida no estado do Rio.

As aves devolvidas à natureza vieram justamente de apreensões e estavam sob cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Rio de Janeiro.

Antes de voltarem para a floresta, os trincas-ferro passaram por exames médicos no BioParque. Dois deles passaram ainda por uma aclimatação em recintos dentro do parque, enquanto o terceiro foi direto para soltura.

Os métodos diferentes ajudarão os pesquisadores a elaborar um protocolo de soltura para a espécie. Os três indivíduos soltos serão monitorados pelos pesquisadores.

A esperança dos pesquisadores é que com essa e outras solturas previstas, o canto dos trinca-ferros volte a fazer coro nas florestas do Parque Nacional da Tijuca.

Roteiro e imagens DUDA MENEGASSI Edição BRUNA MARTINS