Desmate ameaça populações do papagaio-verdadeiro no Pantanal

Populações do papagaio-verdadeiro encolheram 30% onde o Pantanal foi desmatado ou trocado por pastagens exóticas para agropecuária.

A situação da espécie foi avaliada ao longo de 22 anos por cientistas do Programa Papagaio Verdadeiro (PPV) e da Embrapa.

Forçadas por ações humanas, outras mudanças ecológicas e climáticas arriscam o futuro da ave no bioma, seu maior abrigo na América do Sul.

A temperatura média do ar pode subir de 5ºC a 7ºC e as chuvas podem encolher severamente no Pantanal até o fim do século.

Secas e incêndios mais fortes e frequentes põem em xeque ambientes dos quais o papagaio (Amazona aestiva) e inúmeras outras espécies dependem.

Sobretudo no Cerrado e na Mata Atlântica, o emplumado é igualmente um grande alvo do tráfico para o mercado de animais de estimação.

Milhares de adultos, filhotes e ovos são roubados todo ano, deixando de ajudar a manter o equilíbrio ecológico de variados ecossistemas naturais.

Ninhos artificiais são instalados pelo Programa Papagaio Verdadeiro (PPV) para aumentar os locais e as chances de reprodução da espécie.

Pessoas que vivem onde aves são retiradas da natureza, compradores, proprietários rurais e políticos devem ajudar a evitar a extinção da espécie e suas moradas.

Reportagem: Aldem Bourscheit Fotografia: Iberê Périssé / Projeto Solos Juliana/PPV Fabian/PPV Dione Sales/PPV Lucia Gatto/PPV Glaucia Seixas/PPV Caio Prates/PPV Edição: Jéssica MMartins