Duelo de quem é mais bolsonarista no governo de Rondônia

O segundo turno das eleições para governador de Rondônia será marcado pela curiosidade de dois candidatos ao cargo disputarem a posição de representantes do bolsonarismo.

Tudo isso em um local com histórico de pouca ou nenhuma valorização da política ambiental, em que a proteção da floresta é vista como um entrave para o desenvolvimento econômico, cuja base principal é a produção agropecuária.

Dos 237 mil km² de seu território, quase 40% já foram afetados pelo desmatamento. Conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Rondônia é o terceiro estado com a maior taxa de incremento do desmatamento dentro da Amazônia Legal.

Tanto Rogério quanto Rocha apresentam em seus discursos de campanha o fortalecimento do agronegócio e investimentos em infraestrutura para assegurar a expansão da produção agropecuária do estado

Os dois candidatos apresentaram propostas para a regularização fundiária dentro de unidades de conservação do estado. Por toda Rondônia, as áreas protegidas são vistas como um entrave ao desenvolvimento econômico

Ao todo, as áreas protegidas (o que inclui as UCs federais e estaduais, além das terras indígenas) representam 42,41% do território rondoniense. Toda essa área, lógico, é cobiçada para a expansão do agronegócio.

O duelo bolsonarista em Rondônia está acirrado. Apenas 15.621 votos separam os adversários. O candidato à reeleição ficou com 38,88% dos votos válidos, enquanto Marcos Rogério obteve 37,05%.

Para se agarrar a essa força bolsonarista, os adversários trabalham à exaustão para colar suas imagens à de Bolsonaro agora no segundo turno.

No entanto, para não desagradar aos dois aliados, Bolsonaro não gravou nenhuma mensagem de apoio a qualquer um dos candidatos.

Independente de quem saia vencedor na votação do próximo dia 30, o certo é que a política ambiental de Rondônia não passará por alterações, com vistas a não travar o “progresso do agronegócio”.

Reportagem: Fabio Pontes Fotografia: Bruno Kelly Vinícius Mendonça Silva Júnior Coordenação-Geral de Observação da Terra A. Duarte Isac Nóbrega Nilson Santos Gabriela Felin Alan Santos Bruno Kelly Edição: Jéssica Martins