É do Brasil!

A Caatinga e suas particularidades

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, o que torna seu patrimônio biológico único no planeta.

Apesar de estar localizado em área de clima semiárido, a Caatinga apresenta grande variedade de paisagens e de biodiversidade. Além disso, muitas das suas espécies são exclusivas.

O bioma, mestre na arte da resiliência, abriga uma rica – e bela – fauna e flora. Com as primeiras chuvas, a paisagem se transforma e os troncos desnudos florescem, como se acordassem vibrantes após um longo período de hibernação.

A pecuária e as plantações de pequena escala disputam espaço com a Caatinga, que apenas em 2020 perdeu mais de 61 mil hectares de vegetação nativa.

Extração de madeira, crescimento urbano desordenado, fogo, caça e outros completam uma lista que ameaça ainda mais a frágil existência da maioria dos fragmentos remanescentes de Caatinga.

Parte da solução para frear a perda de vegetação e sua consequente perda de biodiversidade é investir na restauração. Um estudo publicado no periódico científico Journal of Applied Ecology e é assinado por seis pesquisadores mapeou as áreas prioritárias para restauração na Caatinga.

O estudo analisou 10.406 bacias para captação de chuva na Caatinga. De acordo com os cientistas, a escolha das bacias como pontos focais é porque em ambientes áridos, a água é um dos principais impulsionadores para existência de plantas e processos ecossistêmicos.

ROTEIRO Bruna Martins