Florestas de araucária serão comprometidas pelas mudanças climáticas

As florestas de araucária são um ecossistema exclusivo da Mata Atlântica que ocorre, principalmente, na região sul do país.

Com espécies vegetais dependentes de temperaturas mais frias e com alta umidade, o ecossistema está na berlinda diante dos impactos das mudanças climáticas e do aquecimento do planeta.

Uma projeção feita por cientistas brasileiros aponta que, mesmo num cenário otimista de aumento de temperatura, o país perderá quase metade das áreas com clima adequado para a floresta de araucária até 2070.

Em um cenário pessimista, a redução chega a 64%.

O desequilíbrio climático poderá ter consequências ainda mais graves para espécies que dependem exclusivamente do ecossistema, como a própria araucária.

O levantamento foi feito por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).

O mapeamento dos futuros refúgios das florestas de araucária foi feito a partir de 18 espécies de árvores, usadas como indicadoras no estudo.

Já as projeções climáticas foram feitas com base nos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e nos diferentes cenários de emissões de carbono.

No cenário otimista, a perda é de 43% da área com clima ideal para as florestas de araucária até 2050 e de 49% até 2070.

Já no cenário pessimista de emissões, essa redução seria de 51% até 2050, e 64% até 2070. A maior parte da redução de habitat está concentrada no interior do país.

REPORTAGEM Duda Menegassi FOTOGRAFIA Duda Menegassi EDIÇÃO Milena Giacomini 25 de Fevereiro de 2022