ICMBio autoriza soja entre parques nacionais da Caatinga

O ICMBio autorizou o licenciamento de monoculturas de grãos entre os parques nacionais das serras da Capivara e das Confusões, no Piauí.

Assinada pelo militar Marcos Simanovic, a medida dá sinal verde para que a Sec. de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí licencie ao menos 6 mil ha com soja e milho entre os dois parques.

Enquanto isso, uma análise do próprio ICMBio, recomendou em fevereiro que a autarquia não autorizasse a licença.

O motivo? Incompatibilidade do empreendimento com a preservação dos parques nacionais e sobretudo de animais que podem ser extintos, como a onça-pintada.

A região abriga uma das últimas populações do grande felino na Caatinga, além de outras espécies raras, como tatus canastra e bola, tamanduá-bandeira, gato-maracajá e araponga-de-barbela 

Administradora do Parque da Serra da Capivara, a Fundação Museu do Homem Americano recomendou em janeiro igualmente uma negativa do ICMBio às lavouras.

A FUNDHAM lembrou que metade do verde do bioma já foi eliminada ou degradada e que as monoculturas arriscam o patrimônio cultural e histórico do país.

O licenciamento das lavouras com aval dos órgãos federal e estadual beneficiará a Apesa Agropastoril Piauiense.

A empresa e seus sócios atuam da mesma maneira com atividades como transportes, produção de gesso e calcário nos estados do Piauí, Maranhão e Pernambuco.  

Reportagem: Aldem Bourscheit Fotos:  Acervo FUNDHAM / Divulgação Duda Menegassi Aldem Bourscheit Productora 93 Metros ICMBio Edilson Rodrigues / Senado Federal Divulgação/SOS Pantanal Artur Warchavchik/ Wikipedia Commons Edição: Marcio Isensee e Sá