Incêndios aproximam Pantanal e Xingu de ponto de não retorno

O Pantanal e o Parque Indígena do Xingu estão se aproximando de um ponto de não retorno por conta da ocorrência de incêndios catastróficos.

Nos últimos anos, a probabilidade de ocorrência de grandes incêndios quase quintuplicou no Parque Indígena do Xingu e aumentou quase 10 vezes no Pantanal.

A possibilidade de aumento da temperatura da atmosfera em 3°C, se concretizada, projeta para os próximos anos um aumento de até 26% no risco de incêndio no Pantanal e 24,7% no Xingu.

O alerta consta em estudo financiado pelo CNPq e recém-publicado na revista científica Environmental Research Letters.

A investigação concluiu que esse cenário, também resultado de altas taxas de desmatamento e avanço da agropecuária, ameaça a biodiversidade e povos indígenas que vivem nas duas regiões.

“Os incêndios vão sair do controle, vai queimar mais do que a natureza consegue se restabelecer”, explica a ((o))eco Ludmila Rattis, uma das pesquisadoras que participaram da investigação.

A ação conjunta entre gestores, saberes científicos e tradicionais, assim como combate às mudanças climáticas, foram apontados como fatores de prevenção contra a concretização desse cenário.

REPORTAGEM Michael Esquer FOTOGRAFIA Carl de Souza/AFP EDIÇÃO Milena Giacomini