Amazônia legal ameaçada por maioria de senadores aliados ao bolsonarismo

Amazônia legal ameaçada por maioria de senadores aliados ao bolsonarismo

Dos nove senadores eleitos na Amazônia Legal, cinco estão alinhados diretamente com a corrente política do atual presidente da República.

O União Brasil elegeu a maior bancada, com três novos senadores na região, seguido pelo PL, com dois.

Com o Monitor do Congresso, ((o))eco verificou as votações das propostas que flexibilizam a legislação socioambiental brasileira.

Ao se analisar o histórico de votação deles na atual legislatura, percebe-se que a maioria vota favorável a projetos que fragilizam a política de proteção ambiental do país.

Alan Rick, do Acre, votou favorável a todos os projetos analisados, incluindo o chamado PL do Veneno, que visa flexibilizar a legislação brasileira sobre o uso de agrotóxicos.

Em TO, Professora Dorinha não representa muita mudança no que diz respeito a posições sobre a pauta ambiental, votando favorável a projetos anti-ambientais na Câmara.

Já em RR, o deputado federal Dr Hiran Gonçalves votou Sim a todos os projetos avaliados pelo ((o))eco, além de ser um dos embaixadores do bolsonarismo no estado.

O catarinense Jaime Bagattoli foi eleito senador por Rondônia, favorecido pelo discurso em defesa do agronegócio.

No vizinho Mato Grosso, o bolsonarismo elegeu outro senador: Wellington Fagundes.

Mato Grosso é um dos berços do agronegócio e onde o presidente tem grande força eleitoral na Amazônia legal.

Reportagem: Fabio Pontes Créditos fotos: Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado Geraldo Magela/Agência Senado Commons/Wikipedia/Palacio do Planalto Marcos Correa/ZUMA Wire Amazônia Real Edição: Jéssica Martins