Mas afinal.. qual a relação entre o morcego e a tequila?

Curiosamente, o principal ingrediente na produção da bebida vem da seiva de um cacto, conhecido como agave-azul.

Além da tequila, o mezcal e o pulque também são produzidos com a seiva da planta.

Esse cacto depende de duas espécies de morcego para ser polinizada.

O Leptonycteris nivalis, conhecido popularmente como morcego de nariz comprido mexicano.

E o Leptonycteris yerbabuenae, conhecido como morcego de nariz comprido menor, comum na América Central e Norte.

Esses animais são atraídos pelo cheiro bem característico, que é exalado pela planta e estimula os animais a consumirem seu néctar.

Infelizmente, esses morcegos estão ameaçados de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, a IUCN.

O agave-azul não é a única planta dependente da quiropterofilia, nome dado a polinização feita por morcegos.

Em todo o mundo, foram listadas 528 espécies da flora que dependem da visita noturna dos morcegos para trocar de material genético.

Um exemplo é a Pitaya, conhecida com a fruta-dragão

Um estudo, publicado em 2018 afirma que os polinizadores vertebrados têm relações mais estreitas com as plantas que visitam do que os insetos e poucas vezes eles podem ser substituídos por outras espécies.

Isso mostra a importância de conservar todas as espécies, até as que nem todo mundo acha bonito.

REPORTAGEM Vandré Fonseca FOTOGRAFIA Rubén Galicia Petra Wester Merlin. D. Tuttle Edgar Antonio Villaseñor González Eric Gofreed Amir Yalon José Gabriel Martínez-Fonseca Mariela NP John Van Dor EDIÇÃO Jéssica Martins