Morte de Godzilla - Um alerta para o problema de cães no Parque Nacional da Tijuca

Godzilla, o maior jabuti reintroduzido até o momento pelo Projeto Refauna dentro do Parque Nacional da Tijuca, foi atacado por cães.

Além das mordidas, os cães empurraram Godzilla ribanceira abaixo até se chocar com o asfalto de uma das estradas que serpenteiam em meio à Floresta da Tijuca, próximo à Capela Mayrink.

O incidente ocorreu no início de abril do ano passado e o jabuti chegou a passar por cirurgia para reconstrução de casco, mas não resistiu.

A morte de Godzilla acende um alerta sobre um problema que não é novo: a presença de animais domésticos dentro de unidades de conservação.

É proibido entrar com cachorros e gatos no Parque Nacional da Tijuca, mesmo assim, cães e gatos são flagrados de forma cada vez mais frequente no meio da floresta.

“Isso [animais domésticos nos Parques] tem uma consequência a longo prazo, porque eles predam alguns animais e podem ser vetores de doenças, tanto para os animais selvagens que estão no parque, quanto dos animais selvagens para as pessoas” - Marcelo Rheingantz, biólogo do Projeto Refauna.

Reportagem: Duda Menegassi Imagem: Bernardo Araújo, Jeferson Pires, Marcelo Rheingantz e Carolina Starling Edição: Bruna Martins