O QUE faz O PLANO DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?

Impulsionado pelos acontecimentos ambientais no Rio Grande do Sul, o Congresso aprovou e o presidente Lula enfim sancionou o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas.

Por três anos, a proposta estava parada no Congresso. A sanção ocorreu na 3ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS).

A nova lei da adaptação servirá para estados e municípios e estabelece critérios para elaboração do plano de adaptação, que deve identificar e avaliar medidas para estabelecer prioridades de ação.

O plano também envolve assegurar a implementação de infraestrutura urbana e infraestrutura baseada na natureza, estabelecendo diretrizes para que estados e municípios comecem a elaborar seus planos de adaptação às mudanças do clima.

É obrigatória a criação de instrumentos econômicos e socioambientais que permitam a adaptação dos sistemas naturais, humanos, produtivos e de infraestrutura.

Edição webstory Gabriela Güllich

Imagens: Antônio Cruz/Agência Brasil, Max Peixoto/Folhapress, Cadu Gomes/VPR, Reuters, Fernando Frazão/Agência Brasil, Lalo de Almeida/Folhapress

Notícia Daniele Bragança