O que fazer se encontrar uma onça na cidade?

Uma onça-parda (Puma concolor) foi avistada na área urbana de Guararema, cidade do interior de São Paulo, localizada a 80 km da capital.

Segundo o biólogo Izar Aximoff, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a onça aparentava ser um macho adulto e provavelmente estava se deslocando entre fragmentos de vegetação.

Apesar de os passeios fora das áreas de floresta serem mais comuns entre jovens, os avistamentos da espécie nessa região de São Paulo não são raros, já que há grandes porções de Mata Atlântica ainda preservadas na localidade.

Caso você se depare com um animal desses, a orientação é ficar parado. Se a onça não fugir e ficar encarando, grite, faça um barulho que possa assustá-la. Também é importante nunca dar as costas para o animal e ficar de frente para ele.

Em 2020, O norte-americano Kyle Burgess foi perseguido por um puma por mais de 6 minutos durante sua corrida pelo parque Slate Canyon, no estado de Utah.

Kyle se comportou da forma mais adequada, tentando espantar a onça com barulhos e andando de costas, sempre de frente para o animal. 

As onças são felinos de grande porte e estão no topo da cadeia alimentar. No Brasil, temos nove espécies da família Felidae. presentes em cinco biomas. São animais que, em maior ou menor grau, estão ameaçados de extinção.

REPORTAGEM Cris Prizibisczki EDIÇÃO Marcio Isensee e Sá 13 de Abril de 2022