Deputados mais antiambientais da Câmara se reelegem acima da média da casa

Análise exclusiva de ((o))eco, através de dados do Monitor do Congresso, revela que a maioria dos 145 deputados que votou a favor dos cinco projetos antiambientais analisados conseguiu se reeleger

Pelo Monitor, levantamos quem são os deputados que votaram a favor dos Projetos de Lei (PL) do Agrotóxico, do Licenciamento Ambiental, da Grilagem...

Além do PL que municipaliza Áreas de Preservação Permanente (APPs) urbanas e do pedido de urgência no PL que autoriza a mineração em terras indígenas.

Mais da metade dos deputados são de partidos da coligação de Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais

Entre os que não são, grande parte vota com o governo mesmo assim. Por outro lado, dois parlamentares são de partidos tradicionalmente de esquerda.

120 dos 145 deputados concorreram novamente ao cargo, com 75 reeleitos – uma taxa de 62,5%, maior do que a média geral da Câmara, de 57%.

O relator do PL do Agrotóxico, Luiz Nishimori (PSD-PR), conseguiu se reeleger, assim como o líder do governo e autor do pedido de urgência do PL da mineração em terras indígenas, Ricardo Barros (PP-PR).

Ao contrário deles, Bosco Saraiva (SD-AM) e Darci de Matos (PSD-SC), relatores do PL da Grilagem e das APPs urbanas, respectivamente, saíram derrotados.

Neri Geller (PP-MT), relator do PL do licenciamento e candidato a senador, foi declarado inelegível e barrado pela Justiça Eleitoral.

Seis dos deputados foram os mais votados de seus estados: André Ferreira (PL-PE), Bia Kicis (PL-DF), Caroline de Toni (PL-SC), Daniela do Waguinho (UNIÃO-RJ), Hugo Motta (Republicanos-PB) e Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

Indicados por deputados que não concorreram ou concorreram a outro cargo tiveram sempre sucesso: todos foram eleitos.

Alguns deputados eleitos pela primeira vez também podem ter resultados parecidos na pauta ambiental.

Como os ex-ministros Ricardo Salles (SP) e Eduardo Pazuello (RJ), a militar indígena Silvia Waiãpi (AP) e Roberta Roma (BA), esposa do ex-ministro da Cidadania João Roma.

Reportagem e edição: Gabriel Tussini Fotografias: Luis Macedo Edson Santoss Marcos Oliveira Leopoldo Silva Marcos Corrêa Marcos Oliveira Luis Macedo Cleia Viana Elza Fiúza Reproduçãoo Marcelo Camargo Isac Nóbrega Jefferson Rudy Jonas Pereira