Pantanal: um depósito de resíduos de agrotóxicos

As águas que inundam o bioma anualmente carregam consigo resíduos dos agrotóxicos da região que mais usa pesticidas no Brasil.

A crescente demanda internacional pela soja empurrou as plantações para dentro de áreas de preservação. Agora os cultivos estão muito perto das nascentes que formam o Pantanal.

Embora concentre 42% da área plantada do Brasil, o grão consome mais de 60% do volume de agrotóxicos utilizados no país.

Um coquetel com mais de 450 fórmulas químicas diferentes, grande parte considerada tóxica para humanos ou perigosa para a natureza.

A maior produção do mundo: em 30 anos, a colheita passou de 20 milhões de toneladas por ano para as atuais 125 milhões de toneladas.

O veneno viaja pelos rios e ameaça uma das poucas áreas naturais ainda altamente preservadas da ação humana no país.

“O Pantanal é tipo um buraco. A gente fica aqui embaixo, e eles plantam soja lá em cima. Quando chove, a água vai pra onde? Vai escoar e vem pra cá” - Nilza da Silva, pescadora de Cáceres (MT).

Reportagem Fernanda Wenzel Naira Hofmeister  Pedro Papini Fotografia Marcelo Mendes de Oliveira Daniel Kantek André Dib Jacildo de Siqueira Pinho Roteiro Bruna Martins Edição desse Web Stories Milena Giacomini