PETROBRAS SOB NOVA PRESIDÊNCIA

Engenheira civil, servidora da Petrobras e ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard assumiu a presidência da petrolífera após a demissão de Jean Paul Prates.

Chambriard é especializada em exploração e produção de petróleo. É formada em engenharia civil pela UFRJ, pós-graduada em Engenharia Química, e em engenharia de reservatórios e avaliação de formações pela Universidade Corporativa da Petrobras.

Suas opiniões sobre o futuro da exploração de petróleo no Brasil e a relação da atividade da estatal com o meio ambiente já foram expressas diversas vezes em artigos de sua autoria e em entrevistas à imprensa.

“A gente não pode desistir da Margem Equatorial. Nesse ponto, meu foco é a Foz do Amazonas.", disse a nova presidente.

Além de ter o pedido de perfuração negado pelo Ibama por “inconsistên- cias preocupantes", um estudo do Greenpeace indicou que em caso de acidente de vazamento de petróleo no local, o óleo poderia se espalhar até a Guiana Francesa, o Suriname e a Guiana.

Chambriard também se mostrou favorável à continuidade da exploração de petróleo cru, como forma de garantir a competitividade do país no mercado internacional, e da exploração nos poços de pré-sal.

Matéria Cristiane Prizibisczki

Edição webstory Gabriela Güllich

Imagens: Tânia Rêgo/Agência Brasil, Antonio Cruz/Agência Brasil, Reprodução/Alerj, Instituto Arayara, Adobe Stock, Agência Petrobras, Enrico Marone / Greenpeace